Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar suspende investigação contra sócia acusada de simular duplicatas de empresa

    há 13 anos

    O ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar em Habeas Corpus (HC 107187) para suspender o andamento de procedimento criminal que acusa N.R.C. do delito de emissão de duplicata simulada. Para o ministro, a denúncia do Ministério Público não descreve um só ato empírico pessoalmente praticado (pela acusada), o que viola o artigo 41 do Código do Processo Penal.

    O dispositivo determina, por exemplo, que a denúncia deve expor o fato criminoso, com todas as suas circunstâncias. Ao que parece, a denúncia não trabalha com outro dado empírico além do contrato social (da empresa), alerta o ministro. Pelo contrato social, a acusada é sócia da empresa que, segundo a defesa, é administrada pelo marido da denunciada. Configura crime de emissão de duplicata simulada emitir fatura, duplicata ou nota de venda que não corresponda à mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao serviço prestado.

    Não basta ao Ministério Público fazer alegações. Dados empíricos mínimos hão de cimentar a denúncia, destaca Ayres Britto, ressaltando que a decisão liminar não exige uma aprofundada incursão no mérito do pedido ou na dissecação dos fatos que lhe dão suporte.

    A liminar garante que o processo, em curso na 27ª Vara Criminal do Foro Central de São Paulo, ficará paralisado tão-somente com relação a N.R.C., até a análise final do habeas corpus pela Segunda Turma do STF. Não há data prevista para o julgamento.

    No habeas corpus, a defesa alega que o procedimento criminal não contém elementos indiciários que demonstrem [que a acusada é] responsável pela emissão de duplicatas tidas como simuladas em nome da empresa. Para os advogados, o simples fato de a acusada ser sócia da empresa não indica, nem de longe, que tenha tido qualquer conduta dirigida à expedição das duplicatas questionadas pela acusação.

    RR/CG//GAB

    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-suspende-investigacao-contra-socia-acusada-de-simular-duplicatas-de-empresa/2600707

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)