Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Revisor vota pela condenação de Henrique Pizzolato quanto ao crime de lavagem de dinheiro

    há 12 anos

    Ao dar continuidade a seu voto na sessão plenária desta quarta-feira (22), o ministro Ricardo Lewandowski, revisor da Ação Penal 470, votou pela condenação do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato pelo crime de lavagem de dinheiro, previsto no artigo 1º, inciso V, da Lei 9613/88. Quanto à imputação do crime de lavagem de capitais, entendo que estão materializadas as premissas caracterizadoras desse tipo penal, afirmou o ministro.

    O revisor destacou que os procedimentos realizados pelo acusado para o recebimento da quantia de R$ 326.660,67, revelam a nítida intenção de dissimular e ocultar a origem e o verdadeiro beneficiário do valor.

    O ministro Ricardo Lewandowski lembrou que uma agência em Belo Horizonte autorizou outra, no Rio de Janeiro, a pagar uma considerável quantia em espécie, com emprego de interposta pessoa, não correntista do banco, por meio de um cheque emitido e endossado pela própria DNA Propaganda, seguida de falsa informação ao Banco Central de que o beneficiário do saque era a própria empresa. Dessa forma, segundo o revisor, mediante simulação, ocultou-se a localização, o destinatário e a movimentação de valores provenientes de crime contra a administração pública, peculato e corrupção passiva.

    De acordo com ele, o modo inusitado do saque que beneficiou o réu Henrique Pizzolato, proveniente do trânsito de enormes recursos financeiros pelas contas bancárias das empresas de Marcos Valério, permite-se concluir pela concretização do delito de branqueamento de capitais.

    O ministro ressaltou, ainda, que a jurisprudência do Supremo, conforme o julgamento do Inquérito 2471, é firme no sentido da autonomia do crime de lavagem de dinheiro, não se tratando de mero exaurimento do crime de corrupção, sendo possível a coexistência desses delitos.

    EC/AD

    • Publicações30562
    • Seguidores629146
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisor-vota-pela-condenacao-de-henrique-pizzolato-quanto-ao-crime-de-lavagem-de-dinheiro/100038633

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)