Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

    há 5 anos

    Sexta-feira, 18/10

    19h - Academia
    No Academia desta semana, a discussão é sobre as medidas de segurança aplicadas a doentes mentais que cometem crimes. Confira o debate sobre o Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator, iniciativa do estado de Goiás para encaminhar as pessoas que precisam de tratamento até o Sistema Único de Saúde (SUS), que já é estudada internacionalmente. A dissertação apresentada é da mestra em Direito Mariane Oliveira Junqueira. Participam do programa a doutora em Direito Thaís Dumêt e a doutora em Direito Renata Portela Dorneles.
    Reapresentações: 19/10, às 10h30; 21/10, às 18h e 13/10, às 9h.

    20h30 - Iluminuras
    A literatura como ferramenta de valorização da educação e dos professores é o tema do Iluminuras. O programa desta semana recebe duas professoras do Distrito Federal que, a partir de projetos desenvolvidos na escola, incentivam a leitura, o empoderamento dos alunos, a autoestima e instiga as crianças a contarem a própria história. A educadora Gina Vieira é a idealizadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, iniciativa que saiu da sala de aula e virou política pública em escolas do Distrito Federal, ganhando as páginas do livro homônimo. A professora e escritora Alice de Sousa Oliveira também participa do programa. Ela compartilha as “Lições de um Professor”, livro que conta histórias reais vividas por ela ao longo de quase três décadas de magistério.
    Reapresentação: 19/10, às 21h30; 20/10, às 22h30; 21/10, às 11h; 22/10, às 22h; 23/10, às 10h e 24/10, às 21h.

    21h – Repórter Justiça
    Esta semana, o Repórter Justiça fala sobre o incentivo à pesquisa no Brasil. Você vai conhecer as últimas pesquisas para o tratamento de alguns tipos de câncer e as iniciativas de fisioterapeutas que desenvolveram técnicas para amenizar os efeitos do Mal de Parkinson. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia revela que apenas 5% dos jovens conseguem apontar o nome de algum pesquisador, então nossa equipe foi até algumas escolas para mostrar como é a iniciação científica no Brasil e as engenhocas produzidas pelos nossos cientistas do futuro.
    Reapresentações: 19/10, às 20h30; 20/10, às 18h30; 21/10, às 20h30; 22/10, às 21h; 23/10, às 13h30 e 24/10 às 12h.

    Sábado, 19/10

    7h30 – Plenárias
    O julgamento sobre cumprimento de pena após condenação em segunda instância continuará na próxima quarta-feira (23/10) pela manhã. Na sessão desta quinta-feira (17/10), o relator das ações, ministro Marco Aurélio, resumiu as alegações apresentadas em cada uma delas e apresentou um breve histórico de sua tramitação no relatório. Em seguida, foram ouvidos os advogados dos autores das ações declaratórias de constitucionalidade e os representantes das entidades admitidas pelo relator para manifestar seus pontos de vista no julgamento. O Plenárias vai mostrar também a sessão de quarta-feira (16/10) na qual o STF julgou constitucional a revisão de anistia concedida a cabos da Aeronáutica. Na mesma sessão, um pedido de vista interrompeu o julgamento sobre suspensão de partido por ausência de prestação de contas.
    Reapresentações: 19/10, às 17h30, 20/10, às 17h, 21/10, às 11h30, 22/10, às 7h e 23/10, às 6h30.

    8h - Saber Direito Profissão
    O Saber Direito Profissão recebe o professor Salomão Barbosa. Com uma família de médicos, ele conta que queria seguir a carreira de diplomata e, por isso, ingressou na graduação em Direito na Universidade de Brasília (UnB) aos 16 anos de idade. De acordo com o professor Salomão, a especialização no Direito Administrativo é sempre válida e produtiva, devido ao grande número de servidores públicos e funções estatais no país.
    Reapresentações: 19/10, às 23h30 e 20/10, às 8h e às 23h30.

    8h30 - Saber Direito Responde
    O Saber Direito Responde aborda o Direito Administrativo e quem fala sobre o assunto é o professor Salomão Barbosa. Ele tira dúvidas de estudantes, no estúdio da TV Justiça, e de internautas que mandaram vídeos com perguntas para o programa. Algumas questões que pontuam esse tira-dúvidas são: autonomia e formação do Direito Administrativo, os sistemas administrativos de jurisdição, governo e administração pública.
    Reapresentações: 19/10, às 14h15; 20/10, às 23h30 e 21/10, à 0h.

    13h – Arquivo Justiça
    O Arquivo Justiça desta semana fala sobre conciliação e, para isso, resgata trechos do documentário “Justiça Seja Feita: Cultura de Conciliação e Paz”, exibido em 2013. Você vai conhecer experiências desenvolvidas em Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul que estão ajudando muita gente a resolver conflitos de forma mais rápida. E, ainda, o que tem sido feito nos dias de hoje para incentivar a busca por soluções negociadas. Desde 2006, o CNJ promove a Semana Nacional da Conciliação e, no ano passado, 55 tribunais participaram, tendo sido realizadas mais de 600 mil audiências, com a homologação de R$ 1,5 bilhão em acordos. A 14ª edição da campanha acontece entre os dias 4 e 8 de novembro.
    Reapresentação: 19/10, às 23h.

    14h – Artigo 5º
    Documentação de presos é tema do Artigo 5º. Um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que cerca de 80% dos detentos brasileiros não têm documento de identidade e, por isso, são impedidos de acessar direitos básicos como educação e saúde. Diante desses dados, o CNJ junto com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais – ARPEN Brasil vão providenciar a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteiras de identidade e de trabalho, entre outros documentos. Quem explica este acordo e as consequências dele é o juiz auxiliar da presidência do CNJ Luís Geraldo Sant’ana Lanfredi, que é coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Medidas Socioeducativas. O debate conta ainda com a presença do promotor de Justiça do DF Antonio Suxberger, membro auxiliar da Comissão do Sistema Prisional do Conselho Nacional do Ministério Público.
    Reapresentação: 21/10, às 5h.

    15h30 – Fórum
    No Fórum desta semana, você vai conhecer as novas regras sobre empréstimo consignado instituídas recentemente pelo INSS com o objetivo de combater fraudes e pôr fim ao assédio das instituições financeiras. A advogada Simone Magalhães e o economista José Kobori participam do programa e conversam sobre essas e outras questões.
    Reapresentação: 20/10, às 7h30.

    21h – Direito Sem Fronteiras
    A disputa entre Paquistão e Índia pela Caxemira é o tema do Direito sem Fronteiras. No último capítulo dessa tensão, em agosto, manifestantes foram às ruas contra a decisão da Índia de revogar a autonomia da região, acirrando a tensão com o Paquistão, que em retaliação, anunciou a expulsão do embaixador indiano e a suspensão do comércio bilateral com a Índia. A água também é alvo de disputa entre os dois países, já que a Caxemira possui vários rios e afluentes. Para falar sobre o assunto, foram convidados: Thiago Pádua, mestre em Direito e Políticas Públicas, e Alan Gabriel Camargo, mestre em Relações Internacionais.
    Reapresentação: 20/10, às 20h.

    Domingo, 20/10

    19h – STJ Notícias
    O registro da marca é o tema da reportagem especial do STJ Notícias desta semana. A marca funciona como vitrine do negócio, diferencia o produto ou o serviço e é por meio dela que a empresa é lembrada, por isso, registrar a marca significa se tornar dono dela e ter segurança jurídica. Também é destaque o seminário promovido pelo Superior Tribunal de Justiça sobre os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. E, ainda, o 1º Curso Nacional “A Corrupção e os Desafios do Poder Judiciário”, que reuniu ministros e juízes do Brasil, da Itália e da França. Além das principais decisões da semana do Tribunal da Cidadania.

    21h30 – Refrão
    O pianista Mariano Júnior está no Refrão. Ele começou com o violão, mas foi o piano que acabou virando paixão para toda a vida. Mariano Júnior é músico, instrumentista e compositor goiano, além disso, ele também é produtor musical e tem um estúdio de gravação. Formado em composição pela Universidade de Brasília, o pianista incentiva a música autoral, num projeto pessoal chamado “Mariano Júnior Café”. Confira no programa o projeto do artista: “Apianando”, onde toca clássicos da música brasileira e internacional.
    Reapresentações: 21/10, às 12h; 22/10, às 13h30; 24/10, às 6h30; 25/10, às 13h30 e 26/10, às 18h30.

    22h – Documentário – “Meio Século de Internet”
    O mundo do big data, dos algoritmos e a segurança de dados são os principais temas abordados no documentário "Meio Século de Internet", produzido pela TV Justiça. Ao completar 50 anos, a internet é vista como estímulo principal à criação de um mundo digital que só era conhecido por meio da ficção científica.
    Reapresentações: 21/10, às 22h30; 24/10, às 13h30; 25/10, às 22h30; 25/10, às 10h.

    Fonte: TV Justiça

    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-os-destaques-da-tv-justica-para-o-fim-de-semana/770757731

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)