Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF recebe ação do PSL contra lei de denunciação caluniosa eleitoral

    há 5 anos

    O Partido Social Liberal (PSL) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6225, com pedido de medida liminar, para suspender os efeitos de dispositivo do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) que institui o crime de denunciação caluniosa para fins eleitorais. O dispositivo foi vetado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, mas o Congresso Nacional derrubou o veto e restabeleceu a eficácia da norma.

    Desproporcionalidade

    O novo tipo penal consta do parágrafo 3º do artigo 326-A do Código Eleitoral, introduzido pela Lei 13.834/2019. Na ação, o PSL argumenta que a denunciação caluniosa, como descrita no dispositivo (atribuir a alguém, por interesse eleitoral, a acusação falsa de crime sabendo que a pessoa é inocente) é um ataque à honra da vítima, delito tipificado no artigo 339 do Código Penal e nos artigos 324, 325 e 326 do Código Eleitoral, que tratam dos crimes de calúnia, difamação e injúria. No entanto, sustenta que a pena imposta (de dois a oito anos de reclusão) é desproporcional, ou seja, muito maior do que a prevista no Código Eleitoral, que é de no máximo dois anos. Para o PSL, há uma distorção que compromete o princípio constitucional da proporcionalidade, da individualização da pena e da livre manifestação do pensamento.

    A relatora da ação é a ministra Cármen Lúcia

    AR/CR//CF

    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações330
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-recebe-acao-do-psl-contra-lei-de-denunciacao-caluniosa-eleitoral/758397259

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJMT - Ação Queixa Crime (Ação Penal Privada) - Representação Criminal/Notícia de Crime

    Recurso - TJMG - Ação Calúnia - [Criminal] Ação Penal - Procedimento Sumário - de Ministério Público - Mpmg

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Injúria em período eleitoral não se confunde com a descrita no Código Penal

    Petição Inicial - TJBA - Ação Ajuizar Queixa Ajuizar Queixa-Crime - Petição Criminal

    Petição Inicial - TJMT - Ação Queixa Crime pelo Cometimento do Cometimento do Crime de Injúria (Art. 140 do Cp) - Crimes de Calúnia, Injúria e Difamação de Competência do Juiz Singular

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)