Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do STF participa de seminário sobre primeira infância e destaca importância do afeto como direito fundamental

    há 6 anos

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou hoje (18) da abertura do Seminário “Justiça Começa na Infância: a Era dos Direitos Positivos”, no Ministério da Justiça. Em sua fala, o ministro destacou que só o afeto e a atenção às crianças podem evitar traumas, frustrações e problemas futuros que possam comprometer seu desenvolvimento como cidadãos. “A segurança pública começa na primeira infância”, afirmou. O ministro disse ainda que é preciso reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Congresso Nacional na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

    O artigo 227 da Constituição Federal aponta como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    Mais tarde foi editado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, mais recentemente, o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). Para o presidente do STF, a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes passa pela participação dos agentes de Estado e também da sociedade civil na efetivação de seus direitos. “Não podemos, única e exclusivamente, esperar tudo do Estado, de braços cruzados. A participação, a energia e a atividade da sociedade como um todo são fundamentais”, asseverou.

    Toffoli ressaltou a importância de campanhas educativas dirigidas aos pais e à comunidade, como forma fazer com que o artigo 227 da Constituição seja entendido não somente como dever de Estado, mas de todos os brasileiros. O presidente do STF compôs a mesa de abertura do seminário, ao lado do ministro da Justiça, Torquato Jardim; da procuradora-geral da República, Raquel Dodge; dos presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira; do defensor público-geral da União, Jair Soares Júnior, entre outras autoridades.

    VP/AR

    • Publicações30562
    • Seguidores629152
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-stf-participa-de-seminario-sobre-primeira-infancia-e-destaca-importancia-do-afeto-como-direito-fundamental/627265793

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)