Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Associação de Direito da Família e das Sucessões apresenta argumentos jurídicos contra descriminalização do aborto

    há 6 anos

    A advogada Regina Beatriz Tavares da Silva, representante da Associação de Direito da Família e das Sucessões (ADFAS), buscou apontar argumentos jurídicos contrários à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, na audiência pública convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o tema.

    Presidente da entidade e pós-doutora em Direito da Bioética, a advogada sustentou que o direito à vida, garantido no artigo , caput, da Constituição Federal, é inviolável como fonte primária de todos os demais direitos e não admite ponderação.

    “Diante da colisão com outros direitos fundamentais, devemos sempre atentar para a preservação da vida humana, inclusive a que está sendo gerada”, afirmou, destacando que o artigo 5º “não categoriza a vida humana”.

    A jurista argumentou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo , garante o direito à proteção da vida e da saúde mediante políticas públicas “que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso”. Para Beatriz Tavares, a legislação parte do pressuposto de que todo ser humano deve ter a vida protegida, “independentemente da fase gestacional”.

    CF/VP

    • Publicações30562
    • Seguidores629149
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações265
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/associacao-de-direito-da-familia-e-das-sucessoes-apresenta-argumentos-juridicos-contra-descriminalizacao-do-aborto/608392824

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)