Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Julgadas procedentes ADIs sobre reserva de mercado em GO e compras com cartão no DF

    há 6 anos

    Na sessão extraordinária da manhã desta quarta-feira (1º), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5472, ajuizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) contra normas goianas as quais estabelecem que ao menos 30% dos veículos produzidos por empresas automobilísticas sediadas no estado, que sejam beneficiárias de incentivo fiscal, tratamento tributário especial e/ou programa estadual de financiamento, devem ser transportadas por cegonheiros com sede em Goiás, sob pena de perda dos benefícios concedidos.

    Segundo o relator, ministro Edson Fachin, é inconstitucional a fixação de reserva de mercado a prestadoras domiciliadas em determinado estado como requisito para o aproveitamento de regime tributário favorecido e de acesso a investimentos públicos. “Não é justificável a discriminação em razão da origem ou do destino com base na redução das desigualdades regionais, pois desafia um mercado único e indiferenciado do ponto de vista tributário, reflexo da própria soberania nacional e da unidade político-econômica da República”, disse.

    O relator citou ainda o desequilíbrio concorrencial no mercado interno quando um ato legislativo incentiva concentração de mercado e eventual cartelização de cadeias produtivas, atentando contra a livre concorrência. As normas em questão são a Lei 18.755/2014 e o Decreto 8.476/2015, ambas de Goiás.

    ADI 4428
    Por unanimidade, o Plenário também julgou procedente a ADI 4428, ajuizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) contra a Lei 4.132/2008, do Distrito Federal, que obriga a apresentação de documento de identidade com foto no ato das operações com cartão de crédito e débito em conta.

    O relator, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou que o entendimento do Supremo é de que, tangenciando relações de consumo, não pode um ente federativo legislar sobre Direito Civil, notadamente sobre relações contratuais.

    RP/CR

    26/2/2016 - CNT questiona normas goianas que criam reserva de mercado para cegonheiros do Estado

    16/4/2009 - Entidade questiona lei distrital sobre compras com cartão de crédito

    Processos relacionados
    ADI 4428
    ADI 5472

    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações275
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgadas-procedentes-adis-sobre-reserva-de-mercado-em-go-e-compras-com-cartao-no-df/607160897

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 15 anos

    Lei que exige identidade em compras com cartão de crédito é contestada

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 4428 RN - RIO GRANDE DO NORTE XXXXX-40.2010.1.00.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)