Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O impacto do AI-5 no Brasil no Supremo

    há 15 anos

    O Ato Institucional Nº 5 , editado em 13 de dezembro de 1968, consolidou a ditadura ao cassar importantes direitos do cidadão brasileiro. Por causa da censura instaurada por ele, a vida política e cultural brasileira foi devastada. As ações dos cidadãos eram controladas de forma severa e a música perdeu seus intérpretes para as prisões.

    Por causa do AI- 5 , o Congresso Nacional foi fechado por prazo indeterminado e os parlamentares foram forçados a entrar em recesso. Assim, o governo abria o caminho para legislar não por votação dos representantes do povo, mas por decretos-lei. Ele deu a si mesmo o poder de intervir nos estados e municípios e de decretar o estado de sítio sem autorização prévia do Legislativo. Entraram para a ilegalidade todas as reuniões de cunho político e foi suspenso o habeas corpus para acusados de crimes políticos.

    O ex-senador e ex-ministro do regime, coronel da reserva Jarbas Passarinho estava no Palácio das Laranjeiras junto com 14 militares e dez civis que formavam o Conselho de Segurança Nacional o órgão que elaborou o texto. Hoje ele confirma que sabia o que estava assinando. Eu fiz com toda a minha própria consciência, mas sabendo que ou concordava (com o AI) ou estaria aderindo aos que nos combatiam, disse em entrevista à Rádio Justiça.

    Ele citou uma frase que atribui ao presidente Castello Branco para explicar aquele momento. Ele dizia: Passarinho, não se pode fazer uma revolução sem os radicais, e não se pode governar com eles, conta. Foi esse grupo radical que começou a reagir querendo fechar definitivamente o Congresso, detalha o coronel reformado.

    No Supremo

    O Supremo Tribunal Federal sentiu na carne a limitação do trabalho com o AI-5 e o fim do habeas corpus para crimes políticos. Para o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, esta medida anulou os direitos individuais de todo cidadão brasileiro. O habeas corpus é garantia fundamental para defesa dos direitos e garantias individuais. Por isso neste ato ele foi cassado.

    Para o historiador da Universidade de Brasília Otaciano Nogueira, o Brasil passou a ter apenas um poder. Quando o cidadão é proibido de recorrer ao Poder Judiciário na violação dos seus direitos, acaba o regime democrático, sintetizou.

    Em 16 de janeiro de 1969, a "Voz do Brasil" trouxe um outro duro golpe ao STF: anunciou que três ministros do STF seriam obrigados a se aposentar. Como protesto, outros dois pediram aposentadoria imediatamente. Esse fato retirou cinco juízes de uma Corte. Que transformação, que mutilação, lamenta o atual presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes.

    A Ordem dos Advogados do Brasil prontamente permitiu a volta deles à advocacia sem que fosse cumprido o período de quarentena (por lei, o agente político deve esperar alguns meses antes de exercer a advocacia privada). Foi uma decisão histórica, comenta o atual presidente do Conselho Nacional da OAB, Cezar Britto.

    Ligações anteriores

    Os três ministros retirados do Supremo tinham semelhanças: eram juristas, escritores, jornalistas e, sobretudo, políticos. Na década que precedeu o regime militar, eles circulavam no mais alto escalão da República, muitas vezes se revezando em cargos-chave, como de primeiro-ministro, chanceler e chefe da Casa Civil.

    Tanto poder somado às ligações que os três tinham com a política anterior à era militar incomodou muita gente e foi a razão maior das aposentadorias precoces. Victor Nunes foi ministro da Casa Civil de Juscelino Kubitschek de 1956 a 1959.

    Essa mesma cadeira foi ocupada em 1963 por Evandro Lins e Silva, já no governo de João Goulart. Entre os dois períodos, Hermes Lima ocupou um cargo também importante do Executivo: o de primeiro-ministro no regime parlamentarista (em 62 e 63, quando o cargo foi extinto). Neste mesmo ano, Evandro assumiu outro cargo deixado por Hermes Lima, o de chanceler do Brasil.

    Hermes Lima e Evandro Lins e Silva são imortais da Academia Brasileira de Letras, e Victor Nunes Leal é o autor de uma obra que marcou a Ciência Política brasileira, chamada Coronelismo, Enxada e Voto.

    RC/MG /LF //AM

    • Publicações30562
    • Seguidores629146
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8800
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-impacto-do-ai-5-no-brasil-no-supremo/606006

    11 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Atualmente, o Brasil precisa de muito mais do que um AI-5!

    Precisa de uma FAXINA GERAL, ampla e irrestrita, sem errar, como fez o Regime Militar, o brando, que não fuzilou seus opositores sem julgamento, como fizeram as DITADURAS comunistas, e deixou herança maldita para saquear o país!

    Hoje, a maior dúvida da maioria dos brasileiros de bem é se os militares iriam errar novamente! continuar lendo

    Nada esses militares só sabem dá o cu tudo viado enrustido continuar lendo

    Burburinho suspeito tatuado:

    sabe o que é ser depilado à seco com baioneta, sob sol escaldante, com banho de álcool gel depois.

    Pergunte aos garnizés de 1963, que soltaram a franga depois de !964. continuar lendo

    Então esta na hora do Gilmar Mendes pedir as contas......esse Sinistro só envergonha...... continuar lendo

    Hoje ,não só caçar ministros STF ,tem que abrir investigação e com certeza muitos vão para a cadeia ,além de muitos senadores ,deputados e outros políticos.
    Ditadura militar , perto do que o supremo tem feito ???
    Forças armadas já !!! Eu apóio !!! continuar lendo

    Eu não acho injusto o que aconteceu. Acho que foi um exemplo de democracia. O que não temos hoje continuar lendo