Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Adepol questiona equipara??o de vencimentos entre policiais militares e delegados de pol?cia

    há 16 anos
    Adepol questiona equiparação de vencimentos entre policiais militares e delegados de polícia

    Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4073) contra Lei Complementar paulista que vincula as remunerações dos oficiais da Polícia Militar com a dos delegados de polícia. A ação foi ajuizada pela Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil) e tem como relator o ministro Celso de Mello.

    Após a Emenda Constitucional 19 /98, afirma a associação, nem a isonomia entre cargos com atribuições iguais ou assemelhadas anteriormente aceita é possível em nosso modelo constitucional vigente. Dessa forma, explica a Adepol, o artigo , parágrafo 2º , da Lei Complementar 731 /93, de São Paulo, ao equiparar categorias funcionais distintas, desrespeita o artigo 37, inciso XIII, que expressamente proíbe esse tipo de vinculação.

    Os deveres, atribuições e responsabilidades dos delegados de polícia, afirma a autora, diferem totalmente das funções auxiliares fixadas para os militares estaduais. A Adepol pede a declaração de inconstitucionalidade da LC 731 /93 e de todas as leis subseqüentes relacionadas na ADI que mantiveram esta equiparação remuneratória no estado de São Paulo.

    O relator da ADI é o ministro Celso de Mello.

    MB /LF //EH

    Processos relacionados STF: ADI 4073
    • Publicações30562
    • Seguidores629156
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adepol-questiona-equipara-o-de-vencimentos-entre-policiais-militares-e-delegados-de-pol-cia/591

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)