Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra Cármen Lúcia faz palestra sobre papel feminino e igualdade de gênero

    há 6 anos

    A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, proferiu nesta quarta-feira (21) palestra sobre o tema “Reflexões sobre o papel feminino, suas lutas e vitórias na busca da igualdade de gênero”. A palestra foi realizada em evento organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mulheres para discutir e propor ações em temas como educação, projetos sociais, empreendedorismo e cotas.

    Em sua apresentação, a ministra discorreu sobre o problema da sub-representação das mulheres no Brasil no mercado de trabalho, na política e no meio jurídico, abordou a questão da violência e do preconceito contra a mulher e destacou a importância da luta das mulheres para fazer valer o seu direito constitucional à igualdade. Entre os temas jurídicos abordados, citou seu próprio voto proferido no julgamento da semana passada, quando o Supremo definiu a questão da destinação de 30% do fundo partidário para as candidaturas de mulheres.

    A ministra lembrou que o artigo , inciso I, da Constituição da República assegura que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, e lembrou ter afirmado em seu voto que a Constituição nesse caso deve ser lida tal como é posta. “As mulheres ainda não são iguais, então ainda há muito a fazer”, afirmou. “O preconceito contra a mulher ainda é grande em todos os espaços, em todas as instâncias, privadas ou públicas”. S

    Segundo a presidente do STF, a igualdade material está longe de ser conquistada pelas mulheres brasileiras, e deve-se fazer valer o direito todo dia para efetivá-lo. “O direito constitucional nesse caso precisa ser concretizado, e a hora não é mais de reforma, é de transformação”, assinalou. “O direito constitucional é o direito dos sonhos possíveis”.

    FT/CF

    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações678
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-carmen-lucia-faz-palestra-sobre-papel-feminino-e-igualdade-de-genero/558977431

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)