Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do STF examinará distribuição de novas investigações sobre Temer e Rocha Loures

    há 7 anos

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), submeteu à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, o exame acerca da distribuição do pedido de abertura de inquérito formulado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos autos da Petição (PET) 7123. O novo procedimento decorre de desdobramentos das investigações que deram origem ao Inquérito (INQ) 4483, relativo ao presidente da República, Michel Temer, e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures.

    O novo inquérito requerido pelo procurador-geral se destina possível repasse de valores a Michel Temer e Rocha Loures e a eventual vinculação de serviços prestados por representantes da RODRIMAR S/A à edição do Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado por Temer.

    O INQ 4483 foi distribuído ao ministro Fachin por prevenção ao INQ 4326, que investiga suposta organização criminosa composta por parlamentares do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Senado Federal, o que, por si só, não gera a prevenção para todos as investigações relativas ao mesmo grupo.

    O relator lembrou também que o Plenário do STF já assentou que a colaboração premiada, por si só, não é critério de definição de competência. Por essa razão, não há obrigatoriedade de distribuição por prevenção dos termos referentes a fatos que não se enquadram nas causas previstas nos artigos 76 e 77 do Código de Processo Penal, que, segundo Fachin, devem receber o tratamento próprio do descobrimento fortuito de provas.

    “A configuração típica das condutas cuja investigação se propõe nestes autos se revela, a princípio, de forma independente ao delito de pertinência à organização criminosa que é objeto do INQ 4326, razão pela qual não se constata, neste momento, a ocorrência de qualquer causa que justifique a distribuição por prevenção”, concluiu o ministro.

    Leia a íntegra da decisão na PET 7123.

    CF/AD

    Processos relacionados
    Pet 7123
    • Publicações30562
    • Seguidores629152
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-stf-examinara-distribuicao-de-novas-investigacoes-sobre-temer-e-rocha-loures/496773873

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)