Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

OAB pede que seja analisada denúncia por crime de responsabilidade contra Temer

há 7 anos

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, impetrou Mandado de Segurança (MS 35090) contra o que qualificou como “ato abusivo e omissivo” do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), de não dar prosseguimento à tramitação da denúncia da OAB por crime de responsabilidade apresentada contra o presidente da República, Michel Temer.

Resultado de imagem para temer nervoso

Relata no mandado de segurança que a denúncia foi levada à Câmara no dia 25 de maio deste ano, após deliberação dos conselheiros federais da OAB, tendo como base “graves infrações” investigadas em inquérito (INQ 4483) aberto no STF a pedido da Procuradoria Geral da República contra o presidente da República. Acrescenta que, passados mais de 80 dias, o presidente da Câmara não deu encaminhamento à denúncia apresentada, seja para dar recebimento e processamento ou para rejeitá-la.

Cláudio Lamachia afirma que o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, em seu artigo 218, estabelece que compete privativamente ao presidente da Casa efetuar juízo preliminar de admissibilidade das denúncias por crime de responsabilidade apresentadas contra o presidente da República. Observa que o regimento não prevê prazo para que o presidente da Câmara faça esse juízo, mas argumenta que o não processamento da denúncia pelo deputado Rodrigo Maia “representa ato ilegal e omissivo e, ao final, revela grave violação aos preceitos constitucionais”, entre eles o princípio da duração razoável do processo.

Afirma que o ato de não decidir do presidente da Câmara é “o único meio hábil” de vedar o acesso dos deputados à denúncia contra o presidente da República, uma vez que cabe recurso ao Plenário caso o presidente indefira o recebimento da peça acusatória.

Assim, Cláudio Lamachia pede a concessão de medida liminar ao STF para determinar que o presidente da Câmara proceda à análise da denúncia por crime de responsabilidade contra o presidente da República, "encerrando prazo para que a autoridade coatora [deputado Rodrigo Maia] expeça o juízo de admissibilidade preliminar”. No mérito, pede a confirmação da liminar.

O relator do MS é o ministro Alexandre de Moraes.

AR/CR

Processos relacionados MS 35090

  • Publicações30562
  • Seguidores629152
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações522
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pede-que-seja-analisada-denuncia-por-crime-de-responsabilidade-contra-temer/489178652

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

À época de Dilma, dezenas de pedidos eram simplesmente rejeitados e nem por isto a OAB se manifestava... continuar lendo

Qual é a moral da OAB em relação a ser ouvida, dentro de uma sociedade turbulenta e insegura. Porque recentemente ela entrou com um pedido de afastamento do Michel Temer e sequer deram importância para isso, Qual é a força da OAB Para que alguma meta algum projeto alguma regra seja cumprida de fato e de verdade. Foi feito o pedido, e nada aconteceu, o senhor presidente Michel Temer mostra a força contra este órgão, que parece que está impotente e engessado em suas diretrizes.acorda Brasil continuar lendo

Não sei porque esse rato ainda está na presidência...fora ladrão, criminoso safado..

Brasil, o País das calças frouxas!!!!

#Bolsonaro2018 continuar lendo

Esse relator....hum.... continuar lendo