Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Turma absolve deputado Roberto Góes (PDT-AP) da acusação de desvios quando foi prefeito de Macapá

    há 7 anos

    Por unanimidade de votos, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Penal (AP) 924, absolvendo o deputado federal Roberto Góes (PDT-AP) das acusações de peculato (artigo 312 do Código Penal) e de ordenar despesas não autorizadas por lei (artigo , inciso V, do Decreto-Lei 201/1967), por 37 vezes, ao tempo em foi prefeito de Macapá (AP). O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, no sentido da absolvição em razão da atipicidade da conduta. O Ministério Público Federal (MPF), em alegações finais, se manifestou nesse sentido.

    Segundo a denúncia, entre 15 de março e o final de novembro de 2012, o então prefeito teria desviado recursos públicos em proveito de 37 síndicos, nomeados sem a necessária contraprestação de serviços à administração municipal, para cada um dos blocos do Conjunto Habitacional Mucajá, um projeto habitacional idealizado e desenvolvido pela Prefeitura de Macapá, mas de propriedade privada. Cada síndico recebia R$ 1.405,00 mensais. O processo foi iniciado na 1ª Vara Criminal de Macapá, a denúncia foi recebida em 13 de fevereiro de 2014, e o processo foi remetido ao STF após Góes ser diplomado deputado federal.

    Em alegações finais, o MPF sustentou a atipicidade da conduta quanto ao crime do artigo , inciso V, do Decreto-Lei 201/1967, uma vez que a despesa com a contratação dos 37 síndicos tinha autorização legal. Quanto à imputação da prática de peculato, não verificou no caso dolo do réu quanto à acusação de desviar dinheiro público em proveito próprio ou em proveito alheio.

    De acordo com o ministro Gilmar Mendes, em razão disso, a ação deveria ser julgada improcedente, nos termos do artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal (CPP). Esse dispositivo estabelece que o réu será absolvido quando o fato a ele imputado não constituir infração penal. O voto do revisor da AP, ministro Ricardo Lewandowski, foi no mesmo sentido.

    VP/AD

    Processos relacionados
    AP 924
    • Publicações30562
    • Seguidores629154
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2a-turma-absolve-deputado-roberto-goes-pdt-ap-da-acusacao-de-desvios-quando-foi-prefeito-de-macapa/485959927

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)