Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Arquivado pedido de investigação de Aécio Neves devido à prescrição

    há 7 anos

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento da Petição (PET) 6324, que tratava de suposto crime de corrupção passiva atribuído ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. O relator seguiu parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que sugeriu o arquivamento em decorrência da prescrição da pretensão punitiva.

    À época em que os fatos teriam ocorrido (entre 1998 e 2000), a pena máxima cominada ao delito do artigo 317 do Código Penal (corrupção passiva) era de 8 anos de reclusão, à qual incide o prazo prescricional de 16 anos, nos termos do artigo 109, inciso II, do Código Penal. “Considerando que os fatos supostamente teriam ocorrido entre os anos de 1998 e 2000, encontra-se fulminada pela prescrição a pretensão punitiva estatal”, afirmou o ministro Edson Fachin.

    Caso

    Na sua delação, Sérgio Machado relatou que, em 1998, Aécio Neves teria solicitado recursos da campanha de reeleição do então presidente Fernando Henrique Cardoso para ajudar 50 candidatos a deputado federal com o objetivo de viabilizar sua candidatura à Presidência da Câmara em 2000.

    De acordo com o ex-presidente da Transpetro, entre 1998 e 2000, Aécio supostamente conseguiu levantar um total de R$ 7 milhões, sendo parte do exterior, e R$ 1 milhão teria sido destinado ao parlamentar. O delator destacou que, em 1998, o PSDB conseguiu eleger 99 deputados, sendo a segunda maior bancada na Câmara.

    Leia aqui a íntegra da decisão.

    RP/MB











    • Publicações30562
    • Seguidores629116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1722
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivado-pedido-de-investigacao-de-aecio-neves-devido-a-prescricao/439058142

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Pedido de investigação de Aécio prescreve! Quem é o responsável, o culpado? Lá no STF não tem isso quando é apaniguado do PSDB ou PT?
    =
    O STF que a todos julga será julgado por quem? Por Deus que está acima deles. Não, por Deus não. Primeiramente pelos militares. E depois por Deus que está acima dos militares.
    =
    ''Prender ladrão não é abuso de autoridade'', é defender a nação e devolver 23 bilhões...Deltan e Moro...
    =
    Entregar a PF o celular e computador, onde está a história do crime no Brasil

    Estratégia de Janot. KKKKK....Juro por Deus que já sabia, desconfiava...exatamente isso com estas palavras. Só que não escrevi. Não deu tempo. rssEu já sabia e avisei. rsss...O cara n~;ao seria tão idiota de dar a cara para apanhar...kkkk...Mineiro não perde tem e come cru... continuar lendo