Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Turma: São cabíveis honorários de sucumbência nas reclamações ajuizadas sob novo CPC

    há 7 anos

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, afirmou a possibilidade de condenação da parte sucumbente em honorários advocatícios nas Reclamações ajuizadas na vigência do novo Código de Processo Civil (CPC). A questão foi analisada em agravo na RCL 24417, da relatoria do ministro Luís Roberto Barroso.

    No julgamento, o relator esclareceu que, no período em que regulada pela Lei 8.038/1990, a reclamação constitucional não era compreendida propriamente como uma ação, uma vez que nela não se evidenciavam todos os ângulos da relação processual. Assim, na linha dos precedentes do Tribunal, o beneficiário do ato reclamado somente participava do julgamento na qualidade de interessado (artigo 15 da Lei 8.038/1990), de modo que o contraditório prévio à decisão de mérito era dispensável.

    O CPC de 2015, no entanto, promoveu essencial modificação no procedimento das reclamações, instituindo o contraditório obrigatório, com a imprescindível citação do beneficiário do ato reclamado (artigo 989, inciso III). Com isso, a reclamação tomou novo rito a partir de 18 de março de 2016, tornando possível a condenação do sucumbente ao pagamento dos respectivos honorários, conforme parâmetros legais.

    Observou-se, no entanto, que, em razão da especificidade da ação, quando o ato reclamado tratar de decisão judicial, a condenação em honorários deve ser executada pelo juízo de origem dos autos principais.

    Acompanharam o voto do relator o ministro Luiz Fux e a ministra Rosa Weber. Divergiu do resultado, no ponto, o ministro Marco Aurélio. O julgamento foi realizado no dia 7 de março.

    - Leia a ementa e acórdão do julgamento.

    //GRB

    Processos relacionados
    Rcl 24417
    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2978
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1a-turma-sao-cabiveis-honorarios-de-sucumbencia-nas-reclamacoes-ajuizadas-sob-novo-cpc/438264122

    Informações relacionadas

    Fixação de honorários advocatícios em reclamações

    Luiz Fernando Valladão Nogueira, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Reclamação e os Diversos Desdobramentos Advindos do CPC/15

    Jonatas Roberto Cabral da Silva, Bacharel em Direito
    Modeloshá 3 anos

    Modelo XXIX Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Mandado de Segurança

    Jonatas Roberto Cabral da Silva, Bacharel em Direito
    Modeloshá 3 anos

    Modelo XXIV Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Mandado de Segurança Coletivo

    Matheus Lopes, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Reclamação (art. 988, novo CPC/2015)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)