Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Determinado trancamento de ação penal contra deputado Veneziano Vital do Rego

    há 7 anos

    Por maioria de votos, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão nesta terça-feira (7), determinou o trancamento da Ação Penal (AP) 912, na qual o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) era acusado de fraude em licitação, crime previsto no artigo 90 da Lei 8.666/1993, e por crime de responsabilidade de prefeito, previsto no artigo , inciso I, do Decreto-Lei 201/1967. Prevaleceu o entendimento do relator, ministro Luiz Fux, que considerou haver ausência de justa causa na acusação e inépcia da denúncia.

    O julgamento de questão de ordem na ação penal foi retomado com o voto-vista do ministro Marco Aurélio, que considerou que as alegações da defesa, de inépcia da acusação e violação do devido processo legal, não poderiam ser analisadas nessa fase processual, apenas no mérito. Segundo o ministro, a peça acusatória contém elementos mínimos relativos à materialidade e autoria dos delitos e os esclarecimentos quanto à responsabilidade ou não do parlamentar deveriam ser feitos no curso da ação penal.

    De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, a suposta fraude teria ocorrido em licitação, com recursos da União, que tinha como objeto a construção de 300 cisternas na zona rural do município e a capacitação de 240 pedreiros e serventes para efetuarem as obras. O voto do relator pela concessão de habeas corpus de ofício para o trancamento da ação já havia sido acompanhado na sessão de 14 de fevereiro pela ministra Rosa Weber (revisora), e pelo ministro Luís Roberto Barroso.

    PR/CR

    Processos relacionados
    AP 912
    • Publicações30562
    • Seguidores629152
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações254
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/determinado-trancamento-de-acao-penal-contra-deputado-veneziano-vital-do-rego/436552616

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)