Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-prefeito de Novo Horizonte (SP) responderá por crime de responsabilidade fora da prisão

    há 16 anos

    Ex-prefeito de Novo Horizonte (SP) responderá por crime de responsabilidade fora da prisão

    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu parcialmente, nesta terça-feira, Habeas Corpus (HC 92476) ao ex -prefeito Municipal de Novo Horizonte (SP) João Cesar Scaramuzza, até que ocorram os julgamentos das ações penais de que ele é réu.

    O ex-prefeito foi condenado, em março de 2001, por dois crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores (segundo o Decreto-Lei 201 /67). Em uma das ações, a pena havia sido fixada em três anos e quatro meses de reclusão, em regime aberto, e foi substituída por prestação de serviços à comunidade, por igual prazo, e ao pagamento de multa no valor de 100 (cem) salários mínimos. A outra pena, de três anos de detenção em regime semi-aberto, foi substituída por prestação de serviços à comunidade, por igual prazo, e ao pagamento de multa no valor de dez salários mínimos.

    Como o ex-prefeito não pagou as parcelas da pena pecuniária, o juiz de origem converteu a pena restritiva de direito em privativa de liberdade: ele foi condenado a três anos e quatro messes de reclusão em regime inicial aberto numa sentença e, na outra, a três anos de detenção em regime inicial semi-aberto. Essa posição da primeira instância foi ratificada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que denegou o pedido de Habeas Corpus.

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu o HC em março de 2006, mas até agora não julgou o mérito da questão. A defesa alega que o julgamento do HC no Superior Tribunal de Justiça sofreu excesso de prazo. A relatora do processo no STF, ministra Ellen Gracie, reconheceu que o caso não deveria ter um prazo tão extenso para o julgamento.

    MG /LF

    Processos relacionados STF: HC 92476
    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações475
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-prefeito-de-novo-horizonte-sp-respondera-por-crime-de-responsabilidade-fora-da-prisao/36174

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)