Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Subsídio de ex-governadores da Paraíba é contestado em ADI

    há 13 anos

    O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) propôs mais uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4562) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar o pagamento de aposentadorias a ex-governadores. Desta vez, trata-se do estado da Paraíba, onde a Assembleia Legislativa, por meio de emenda à Constituição estadual aprovada em 2006, instituiu o benefício ao fim do mandato do governador que tiver exercido o cargo em caráter permanente. O subsídio mensal vitalício, a título de pensão especial, é pago com recursos do tesouro estadual e equivale à remuneração do governador em exercício.

    Para a OAB, a Assembleia Legislativa concedeu a esse pagamento o título de “pensão especial” na tentativa de mascarar a patente inconstitucionalidade. “O fato de a Constituição da República em vigor ser silente quanto à possibilidade de concessão de subsídio mensal e vitalício a ex-autoridades não pode ser interpretado em favor de dispositivos como o que ora se impugna, visto que a autonomia conferida aos estados membros pelo art. 25, parágrafo 1º, da Lei Maior, não é absoluta”, argumenta a OAB nesta nova ADI a respeito do tema.

    A OAB ajuizou ADIs semelhantes para contestar a constitucionalidade do pagamento de aposentadorias a ex-governadores dos estados do Pará, Acre, Amazonas, Rondônia, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul e Piauí. O Plenário do STF iniciou o julgamento do pedido de liminar feito na primeira ação (ADI 4552), que questiona o pagamento a ex-governadores paraenses. Após o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, concedendo a liminar para determinar a suspensão do pagamento do benefício, o ministro Dias Toffoli pediu vista dos autos.

    O relator da ADI 4562 é o ministro Celso de Mello.

    VP/CG

    16/02/2011 - Pedido de vista suspende julgamento sobre subsídio vitalício de ex-governadores do Pará

    15/02/2011 - Ex-governadores: OAB apresenta ADIs contra leis do Rio Grande do Sul e Piauí


    Processos relacionados
    ADI 4562


    • Publicações30562
    • Seguidores629148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações197
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/subsidio-de-ex-governadores-da-paraiba-e-contestado-em-adi/344480198

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 9 anos

    STF volta a analisar pensão vitalícia para ex-governadores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)