Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro sobre Direito Financeiro homenageia ministro Marco Aurélio

    há 8 anos

    Foi lançado nesta quarta-feira (24), na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, o livro "Direito Financeiro: na Jurisprudência do STF”, em homenagem aos 25 anos de jurisprudência do ministro Marco Aurélio Mello no STF, completados em junho de 2015.

    “Quando publicamos algo com a jurisprudência do Supremo, nós buscamos preservar a memória do país, buscamos o engrandecimento da instituição”, ressaltou o ministro Marco Aurélio. Segundo ele, o livro fala sobre “os incidentes na circulação da riqueza nacional, daí a importância maior da obra”. O ministro atribuiu a publicação ao fato de haver vivido, profissionalmente, em “grandes laboratórios: advocacia, Ministério Público e Judiciário” e afirmou que a magistratura, a academia e a advocacia “podem e devem caminhar de braços dados.

    Ele também destacou que a produção da obra ocorreu em uma época de crise política, econômica e financeira no país. “Em quadra como a presente, cumpre atuar sem paixão, com serenidade e temperança. Deve-se guardar princípios e valores”, salientou. De acordo com ele, “a sociedade almeja e exige a correção de rumos, mas esta há de acontecer sem açodamento”. “Não se avança culturalmente fechando a lei das leis da República, que é a Constituição Federal, sob pena de vingar algo mais forte: a Babel”, declarou.

    Ao final da cerimônia, ele agradeceu a iniciativa e a homenagem dos advogados Marcus Lívio Gomes, Marcus Abraham e Heleno Taveira Torres, coordenadores da obra coletiva, que reúne 26 articulistas, entre eles os ministros Luiz Fux e Edson Fachin, além da filha do ministro Marco Aurélio, Leticia Mello. O homenageado também agradeceu o prefácio escrito pelo presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski.

    Estavam presentes na solenidade o presidente do STF, os ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Teori Zavascki, Celso de Mello, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, ministros de tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União (TCU), o advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, integrantes da advocacia, bem como membros da magistratura e do Ministério Público.

    EC/EH



    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações219
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-sobre-direito-financeiro-homenageia-ministro-marco-aurelio/308591694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)