Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pendência de recurso inviabiliza sessão do júri de ex-deputado estadual do PR

    há 8 anos

    Por ainda estar pendente a conclusão de julgamento de recurso no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual se discute a possibilidade de desclassificação do delito de homicídio doloso atribuído ao ex-deputado estadual do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, no exercício do plantão da Corte, deferiu liminar no Habeas Corpus (HC) 132512 para suspender a realização da sessão do Tribunal do Júri designada para 21 e 22 de janeiro.

    Carli é acusado de duplo homicídio qualificado pela morte de duas pessoas numa colisão de veículos em Curitiba. A defesa questiona a sentença de pronúncia (que submete o réu a júri popular) em recurso especial com agravo em trâmite no STJ, buscando a desclassificação para duplo homicídio culposo (quando não há intenção de matar) na direção de veículo automotor. O julgamento do recurso foi suspenso naquela corte por pedido de vista formulado em 15 de dezembro do ano passado. Caso tenha êxito no STJ, o Júri poderia ser anulado.

    O ministro Lewandowski entendeu que estão configurados os requisitos para a concessão de liminar: a plausibilidade jurídica do pedido (fumus boni iuris) e o perigo de demora da decisão (periculum in mora). A situação descrita no autos, segundo o ministro, “evidencia a plausibilidade da pretensão liminar, sobretudo porque a definição do mérito [do HC], por ora, poderia importar sério prejuízo ao paciente, que, como visto, aguarda a preclusão de teses defensivas ainda não julgadas (artigo 421 do Código de Processo Penal)”. Ele citou decisão semelhante tomada no HC 130314, de relatoria do ministro Teori Zavaski.

    A decisão do ministro Lewandowski suspende a realização do júri até o julgamento de mérito do HC.

    Confira a íntegra da liminar.

    RP/AD

    Processos relacionados
    HC 132512


    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pendencia-de-recurso-inviabiliza-sessao-do-juri-de-ex-deputado-estadual-do-pr/296530374

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)