Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspenso julgamento que discute validade de provas contra vereador carioca

    há 13 anos

    Pedido de vista do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompeu o julgamento do agravo regimental no Recurso Extraordinário (RE) 632343, realizado pela Primeira Turma da Corte, depois que o relator do caso, ministro Dias Toffoli, votou no sentido de anular, de ofício, provas obtidas a partir de escuta telefônica autorizada por juiz considerado pelo ministro como incompetente para atuar no caso.

    Conforme consta dos autos, o vereador carioca Carlos Augusto Pinheiro foi denunciado pelo Ministério Público, juntamente com outras pessoas, pela suposta prática de crimes contra a lei de licitações, formação de quadrilha (artigo 288 do Código Penal), corrupção passiva (artigo 317), advocacia administrativa (artigo 321), e tráfico de influência (artigo 332).

    A defesa do parlamentar recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), alegando que as provas obtidas contra o vereador foram obtidas a partir de autorização dada por um juiz federal de primeira instância, sendo que a Constituição Estadual do Rio de Janeiro prevê que compete ao Tribunal de Justiça do estado processar e julgar os vereadores fluminenses. O STJ, contudo, mesmo concordando com a tese da competência do TJ para processar o vereador, se manifestou pela validade da prova. A defesa então recorreu ao STF.

    Em fevereiro deste ano, o ministro Dias Toffoli negou seguimento ao recurso, por entender que haveria falta de prequestionamento de matérias trazidas ao Supremo, e pela impossibilidade de se reexaminar, em recurso extraordinário, o conjunto de fatos e provas constante dos autos.

    A defesa recorreu dessa decisão, por meio de um agravo regimental, reafirmando que a prova contra seu cliente foi obtida por meio de escuta telefônica autorizada por autoridade judicial absolutamente incompetente. Nesse sentido, o advogado voltou a explicar que a Constituição fluminense contém dispositivo que prevê a competência do TJ para processar e julgar os vereadores cariocas.

    Em seu voto, proferido na tarde desta terça-feira (13), o relator lembrou que realmente a Constituição fluminense prevê a competência do Tribunal de Justiça para processar os vereadores cariocas. Com esse argumento, o ministro se manifestou pela manutenção de sua decisão, mas pela anulação, de ofício, da escuta telefônica. Para Toffoli, a transcrição da escuta e as provas dela decorrentes devem ser desentranhadas do processo, sem prejuízo das demais provas que, autonomamente, possam fundamentar a denúncia do MP, concluiu.

    MB/CG

    • Publicações30562
    • Seguidores629152
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspenso-julgamento-que-discute-validade-de-provas-contra-vereador-carioca/2835369

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)