Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do STF está otimista quanto à aprovação de PEC

    há 13 anos

    Após defender no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/2011) que acaba com o uso de recursos judiciais como instrumentos protelatórios no Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, conversou com jornalistas e afirmou que está extremamente otimista em relação à aprovação da proposta naquela Casa.

    A audiência do ministro Cezar Peluso na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado na manhã desta terça-feira (7) durou cerca de duas horas. O presiente do STF afirmou que a PEC 15/2011, também conhecida como PEC dos Recursos, contribuirá para um trâmite mais rápido das ações judiciais, uma vez que as decisões passarão a ser cumpridas a partir da segunda instância, sem a necessidade de uma nova análise pelos tribunais superiores. A mudança, no entanto, não inviabiliza a interposição de recursos, que passarão a ser analisados depois do início da execução da sentença.

    Eu senti que o Senado está muito aberto à aprovação dessa proposta. As manifestações dos senhores senadores não trouxeram nenhuma objeção. Os pedidos de esclarecimentos foram de questões que, eu diria, não são tão relevantes e que não interferem no cerne da proposta, afirmou.

    Ao ser questionado se essas alterações não poderiam ter sido apresentadas dentro das reformas que vêm ocorrendo dos códigos processuais, o ministro lembrou que há aspectos que realmente só podem ser modificados mediante alteração constitucional.

    Já em relação às opiniões contrárias à PEC, o presidente do STF afirmou que não há fundamento para esse receio.

    É natural, toda mudança é assim mesmo. Na vida, de repente a gente tem que fazer uma mudança muito grande, mudança radical, a gente pensa duas vezes e, na maioria das vezes, a mudança é muito boa, comparou.

    Por fim, o ministro Cezar Peluso destacou que a PEC vai favorecer a sociedade, pois as pessoas que hoje não vão a juízo porque acham que os processos são muito demorados, vão passar a ter incentivo para defender os seus direitos em juízo porque a coisa vai começar a funcionar, finalizou.

    Presidente do Senado

    Pouco antes de participar da sessão na CCJ, o ministro Peluso se reuniu com o presidente do Senado Federal, José Sarney. Em conversa com jornalistas, Sarney disse que o III Pacto Republicano, no qual a PEC dos Recursos está inserida, trará mudanças positivas. o projeto vai ser uma boa mudança", disse.

    CM/LL

    21/03/2011 - PEC dos Recursos é apresentada pelo presidente do STF e estará no III Pacto Republicano

    • Publicações30562
    • Seguidores629148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-stf-esta-otimista-quanto-a-aprovacao-de-pec/2724549

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)