Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra Cármen Lúcia debate Lei Maria da Penha em nova subcomissão do Senado

    há 13 anos

    A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou hoje (12), no Senado Federal, da audiência pública que marcou a instalação da Subcomissão em Defesa da Mulher, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Antes da audiência inaugural, que debateu a Lei Maria da Penha, o presidente do Senado, José Sarney, recebeu as ministras Cármen Lúcia, Iriny Lopes (Secretaria de Políticas para Mulheres), Maria do Rosário (Secretaria Especial dos Direitos Humanos) e Luíza Barros (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). A Subcomissão é presidida pela senadora Ângela Portela (PT/RR) e tem como vice-presidente a senadora Lídice da Mata (PSB/BA).

    A ministra Cármen Lúcia qualificou a Lei Maria da Penha como transformadora do direito brasileiro. Segundo ela, aquele velho ditado de que em briga de marido e mulher não se mete a colher está ultrapassado. A violência contra a mulher passou a ser objeto de tratamento pelo Estado porque o Congresso brasileiro assim decidiu, formalizando num texto legal a nova realidade da humanidade, afirmou.

    O presidente do Senado, José Sarney, prometeu trabalhar pela implantação de medidas que reduzam a discriminação e a violência contra as mulheres. Sarney disse que a situação das mulheres "melhorou muito", pois, em décadas anteriores, elas sofriam grande discriminação. No Congresso, exemplificou, a participação das mulheres é importante, uma vez que elas defendem não apenas as causas femininas, mas matérias importantes para toda a sociedade.

    VP/EH

    Com informações da Agência Senado e da Rádio Senado

    Foto: José Varella - Agência Senado

    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações451
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-carmen-lucia-debate-lei-maria-da-penha-em-nova-subcomissao-do-senado/2644631

    Informações relacionadas

    Rúbia Alves, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    História e finalidade da Lei Maria da Penha

    Ygor Alexandro Sampaio, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    A origem da Lei Maria da Penha

    Bruno Duarte Freire, Bibliotecário
    Artigosano passado

    Mulheres têm direito a duas folgas aos domingos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)