Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ONG condenada por criticar maus tratos a animais em Barretos apresenta reclamação ao STF

    há 13 anos

    O Projeto Esperança Animal (PEA) ajuizou Reclamação (RCL 11292) no Supremo Tribunal Federal contra decisão da Justiça de São Paulo que impediu a vinculação dos organizadores da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos com a tortura ou maltrato de animais e a condenou ao pagamento de indenização por dano moral. A entidade alega manifesta e odiosa censura judicial à liberdade de expressão do pensamento e pede que o STF suspenda liminarmente a determinação e casse em definitivo a decisão que também é objeto de recurso ordinário.

    A ação originária foi movida na Justiça paulista pela associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão, contra a ONG, que promoveu campanha, principalmente em seu site na internet, contra o uso de animais em rodeios. A entidade alegava que a ONG teria enviado diversas mensagens e e-mails aos patrocinadores da festa dissuadindo-os a não patrocinar os rodeios e vinculando o evento à tortura de animais. As críticas diziam respeito, principalmente, à utilização do sedém, artefato que causa desconforto ao animal e o leva a saltar, corcovear e escoicear.

    A sentença de primeiro grau vedou a vinculação da Festa de Barretos à tortura de animais, e determinou que a PEA, em toda e qualquer mensagem relacionada com a realização do rodeio, faça expressa menção que na Festa do Peão de Boiadeiro não há maltrato a animais e fixou indenização por dano moral. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), ao apreciar apelação cível, manteve a censura e elevou a indenização decisão que, para a entidade, não passa de repugnante censura para proibir a divulgação de opinião que contraria o poder econômico dos promotores do rodeio.

    Na ação apresentada ao Supremo, o Projeto Esperança Animal se define como entidade não governamental voltada para a proteção da fauna brasileira, e afirma que a promotora da festa, embora sem negar o uso de animais e de artefato que os fazem corcovear, postulou que a Justiça impusesse um cala boca pelo mero exercício do direito de crítica, impedindo-a de exercer sua atividade. O principal argumento da ONG é a decisão do STF no julgamento da ADPF nº 130, firmando a impossibilidade de censura, ainda que pelo Poder Judiciário, e declarou a incompatibilidade da Lei de Imprensa com a Constituição Federal.

    Para a organização, o Brasil não vive estado de sítio, e a entidade tem o direito de defender legítima causa social e ser contra rodeios em geral. Sustenta que sua atividade, reconhecidamente de interesse da coletividade em geral, sobrepõe-se a eventuais suscetibilidades, principalmente de caráter meramente econômico, e que a matéria vai além do interesse das partes. "Se a censura vale para o presente caso, valerá para todos os demais, afirma.

    O relator da Reclamação é o ministro Joaquim Barbosa. CF/CG

    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações625
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ong-condenada-por-criticar-maus-tratos-a-animais-em-barretos-apresenta-reclamacao-ao-stf/2577551

    Informações relacionadas

    Processo eletrônico: recolhimento do porte de remessa e retorno

    Karoline Priscila Leandro, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Recurso Extraordinário

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 6 anos

    MPF denuncia organizadores da Festa do Peão de Barretos (SP) por estelionato e falsidade ideológica

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo 6 - Os Sujeitos de Direito

    Observatório Eco - Direito Ambiental
    Notíciashá 13 anos

    STF suspende censura a ONG que questiona maus tratos em rodeios

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Que sentimentos de vergonha,desânimo,indignação,enfim,não sejam atrapalhos para outro sentimento (afinal, de fato,o que é que nos move senão eles?...),o da esperança,este velho e gasto,agonizante,mas minimamente pulsante ainda.Esperança é o que move estes caras,cujo Projeto é entitulado por ela e adjetivado pela causa Animal.Ou seja...penso que só com ela podemos contar,para não jogarmos tudo pro alto e ir pro "show" de algum Fulanildo & Ciclanovaldo da vida,encher a cara de brejas e esquecer a mediocridade imperante em todos os campos (ou quase...hello ,Miss Hope!) e cantos do nosso habitat pseudo-social.... continuar lendo