Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Saber Direito fala sobre Poder Constituinte nesta sexta-feira (29)

    há 13 anos

    Saber Direito Debate entrevista o professor André Alencar

    O Saber Direito Debate é uma conversa com o professor que ministrou o curso no Saber Direito Aula durante a semana. Neste programa, o entrevistado André Alencar dos Santos fala de sua carreira como servidor público, a experiência na área docente em cursinhos preparatórios para concurso e ainda fornece dicas de livros sobre o tema ministrado no curso: Poder Constituinte.

    Quem quiser participar do programa com sugestões, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br. O programa também está no YouTube. Para assistir às aulas, basta acessar www.youtube.com/saberdireitodebate

    Exibições: Sexta - 19h30 (inédito) - Sábado - 14h (reapresentação)

    Esclareça suas dúvidas sobre Poder Constituinte

    O Saber Direito Responde convida o professor de Direito Constitucional, André Alencar dos Santos, para esclarecer dúvidas dos internautas sobre Poder Constituinte.

    Durante as respostas dos questionamentos, o professor aproveita para pontuar alguns assuntos referentes ao tema, entre eles, a importância da criação e alteração da Constituição envolvendo os campos da política e do mundo jurídico. E ainda, o Poder de Revisão Constitucional que apresenta os limites formais, circunstanciais, temporais e materiais para o processo de revisão, além de uma abordagem sobre Emendas Constitucionais: a iniciativa, a discussão e votação, promulgação e irrepetibilidade de matérias rejeitadas na mesma sessão legislativa.

    Quem quiser participar do programa com sugestões e perguntas, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br. O programa também está no YouTube. Para assistir às aulas, basta acessar www.youtube.com/saberdireitoresponde

    Exibições: Sexta - 10h (inédito) - Sábado - 00h30 (reapresentação) - Domingo - 11h (reapresentação)

    Saber Direito Compacto: Poder Constituinte

    No Saber Direito Compacto desta semana, o professor André Alencar faz uma síntese do assunto Poder Constituinte, tema ministrado durante uma semana no Saber Direito Aula. O primeiro encontro apresenta uma introdução ao tema do Poder Constituinte abordando as definições básicas, os fatos históricos e as primeiras experiências acerca da prática desse poder. Na segunda aula, o professor abre uma discussão direcionada ao tema do Poder Constituinte Derivado - uma análise para entender o processo de continuidade operado pelo Poder Constituinte Derivado após a manifestação do Poder Constituinte Originário.

    Poder de Revisão Constitucional é o destaque da terceira aula, que apresenta os limites formais, circunstanciais, temporais e materiais para o processo de revisão.

    Outro destaque do resumo é uma abordagem do processo legislativo das Emendas Constitucionais, que trata da iniciativa, discussão, votação, promulgação e irrepetibilidade de matérias rejeitadas na mesma sessão legislativa.

    E para finalizar, o tópico a quem pertence o Poder Constituinte Difuso, uma apresentação sobre como a Constituição é alterada em seu sentido sem sofrer alterações no texto.

    O Saber Direito Compacto é mais uma alternativa do telespectador para rever as aulas do Saber Direito Aula e assim conseguir memorizar ainda mais o conteúdo exibido durante a semana.

    Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br. O Saber Direito também está no YouTube. Para assistir às aulas, basta acessar www.youtube.com/saberdireitocompacto

    Exibições: Sexta - 11h (inédito) - Domingo - 10h (reapresentação)

    Fonte: TV Justiça

    • Publicações30562
    • Seguidores629160
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-saber-direito-fala-sobre-poder-constituinte-nesta-sexta-feira-29/2443449

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)