Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNS contesta lei que reduz a 30 horas a jornada semanal de assistentes sociais

    há 14 anos

    A Confederação Nacional de Saúde , e (CNS) ntidade que representa, em caráter nacional, a categoria econômica das empresas de prestação de serviços de saúde, contesta, na Ação Direta de Inconstitucionalidade 446 (ADI) 8, ajuizada no Supremo Tribunal Federal , o (STF) s artigos e da Lei Federal nº 12.317/2010. Essa norma acrescentou o artigo 5-A à Lei Federal nº 8.662/93. As alterações promovidas reduziram a jornada de trabalho dos assistentes sociais de 44 para 30 horas semanais e aplicam a medida também aos contratos já vigentes, ao mesmo tempo em que vedam a redução dos salários desses profissionais.

    Na ação, a CNS pede, no mérito, a declaração de inconstitucionalidade da lei. Pede, também, a suspensão, em caráter liminar, dos dispositivos impugnados, por considerá-los incompatíveis com a sistemática constitucional dos direitos sociais e econômicos, fatores institucionais constitutivos da democracia brasileira e do modelo de estado adotado pela Constituição Republicana vigente.

    Isto porque, segundo a entidade patronal, estas normas impedem as negociações sindicais entre empregados e empregadores sobre duração de trabalho dos assistentes sociais e o piso salarial do grupo profissional, considerando o equilíbrio econômico do setor de saúde brasileiro.

    Assim, sustenta a CNS, violam o disposto no artigo , incisos III e VI, da Constituição Federal , que dispõem, res (CF) pectivamente: Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais e administrativas (inciso III) e, ainda: É obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho (inciso VI).

    Jurisprudência trabalhista

    A Confederação observa que a jurisprudência trabalhista assenta que a redução da jornada de trabalho e a redução salarial necessitam de negociação coletiva, com a indispensável intervenção da entidade sindical que, após a promulgação dConstituição Federalal de 1988, se tornou obri (CF) gatória. Nesse sentido, cita acórdão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), no Recurso Ordinário nº 10.919/92.

    Esse entendimento, segundo a entidade patronal, é também confirmado pela ratificação das Convenções nº 87 e 98 da Organização Internacional do Trabalho .(OIT) A sistematização dos artigos 4º da Convenção nº 98-OIT com os artigos 3º e 8º, todos da Convenção nº 87-OIT, preconizam a autonomia sindical, estabelecendo a negociação entre empregadores e empregados como instrumento adequado ao desenvolvimento da relação de trabalho, afirma.

    Exemplo francês

    A CNS recorda que a França, país mais desenvolvido que o Brasil que adotou a jornada de 35 horas, enfrenta sérias dificuldades em seu processo produtivo por causa das consequências oriundas da lei que a estabeleceu. E a lei brasileira, lamenta, ainda estabeleceu duração de trabalho inferior ao patamar francês.

    Como consequência, este fato contribuirá para o fomento do processo inflacionário, na medida em que as empresas do setor de saúde não possuem estrutura econômica para suportar os custos advindos desta medida eleitoreira, as quais serão obrigadas a repassá-las para o consumidor final, afirma a entidade.

    De igual modo, a medida guerreada certamente contribuirá para a falência das empresas do segmento hospitalar, que não conseguirem se enquadrar na sistemática do repasse de preços, gerando, por via reflexa, o aumento do custo do serviço de saúde e o desemprego, acrescenta.

    Estresse

    A CNS lembra que, durante os debates sobre o projeto de lei contestado, falou-se na necessidade de redução da jornada de trabalho em virtude do estresse a que são submetidos os assistentes sociais. Entretanto, segundo a entidade, inexistiu estudo científico que respaldasse o trabalho legislativo.

    O trabalho prestado pelo assistente social não é mais estressante do que o realizado por médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, dentre todos os outros profissionais vinculados ao setor de saúde, sustenta.

    De igual modo, trabalhadores de outros segmentos sociais como economistas, juízes, policiais, também não estão submetidos a pressões psicológicas menores do que o grupo beneficiado com a lei em comento, observa. Por isso, segundo ela, carecem de legitimidade os fundamentos utilizados pelo legislador para a edição da Lei Federal nº 12.317/2010.

    A ADI está sob relatoria do ministro Celso de Mello.

    FK/CG

    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cns-contesta-lei-que-reduz-a-30-horas-a-jornada-semanal-de-assistentes-sociais/2411925

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)