Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Turma confirma rejeição de HC a acusado de integrar milícia de Jorge Babu

    há 14 anos

    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de Habeas Corpus (HC 98157) formulado pelo policial militar Alfredo Carlos Cândido de Oliveira, acusado de integrar uma quadrilha que extorquia, em troca de segurança, moradores e comerciantes das regiões de Campo Grande, Paciência e Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. A milícia era comandada pelo ex-deputado federal Jorge Babu, condenado pela Justiça do Rio de Janeiro. O pedido já havia sido negado, liminarmente, pela relatora, ministra Ellen Gracie.

    O policial foi denunciado, junto com outras dez pessoas, em agosto de 2008, e desde setembro daquele ano encontra-se em prisão cautelar. No HC, a defesa alega que Alfredo é primário, tem bons antecedentes, emprego certo e residência comprovada, e que foi preso exclusivamente por ser policial militar, após se apresentar ao comando de sua unidade, em clara ofensa ao princípio da não culpabilidade. As acusações, segundo o pedido de HC, baseiam-se em presunções e ilações do Ministério Público.

    A ministra Ellen Gracie leu trechos da peça acusatória que relatam que o grupo, desde 2006, atuava em bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A quadrilha cobrava contribuições semanais que variavam de R$ 10 a R$ 300, supostamente em troca de segurança, usando de violência e ameaças, inclusive com armas de uso exclusivo das Forças Armadas. A milícia tomou a Comunidade da Foice, em Pedra de Guaratiba, dos traficantes, e as contribuições eram cobradas por intermédio da associação local de moradores. A quadrilha ainda impõe, nas comunidades sob seu domínio, a exclusividade na aquisição de botijões de gás e a distribuição clandestina de sinais de TV a cabo, assinalou a ministra.

    O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) fundamentou a prisão preventiva nos indícios de autoria dos crimes e na periculosidade dos acusados, fartamente documentados em testemunhos e em ligações telefônicas interceptadas com autorização judicial. Para a relatora, há fundamentação idônea para a decretação da custódia cautelar, não só pelas provas contidas no processo, mas também pelo fato de que há testemunhas e vítimas que se consideram ameaçadas pela presença, na comunidade, dos acusados algumas delas acolhidas em programa de proteção a testemunhas. CF/AL

    • Publicações30562
    • Seguidores629152
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-turma-confirma-rejeicao-de-hc-a-acusado-de-integrar-milicia-de-jorge-babu/2406489

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)