Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PSOL pede que STF prossiga julgamento sobre Lei da Ficha Limpa

    há 14 anos

    O Partido Socialismo e Liberdade apr (PSOL) esentou, nesta terça-feira , u (28) ma petição ao Supremo Tribunal Federal nos (STF) autos do Recurso Extraordinário 630147 requerendo que a Corte proclame a constitucionalidade da chamada Lei da Ficha Limpa, e sua eficácia já para as eleições de 2010.

    Tendo em vista o empate em 5 a 5 no julgamento do RE ajuizado por Joaquim Roriz contra o indeferimento de sua candidatura ao governo do Distrito Federal recurso em que se discute a Lei Complementar 135/2010 o partido entende que a Corte deveria levar em conta a presunção da constitucionalidade da Lei Complementar 135/2010, pr (LC) oclamando a eficácia, vigência e aplicabilidade imediata da alínea k do inciso I do artigo da Lei da Ficha Limpa.

    Para a legenda, mesmo com a desistência de Roriz do RE 630147, o Supremo deve prosseguir no julgamento, uma vez que a matéria teve repercussão geral reconhecida. A desistência do candidato não deve interromper a discussão da aplicabilidade da Lei Complementar 135/2010 já nas eleições de 2010, sustenta o PSOL.

    Repercussão

    A desistência, como ato unilateral e de conveniência da parte alcança apenas a esfera do direito subjetivo individual dos recorrentes, permanecendo íntegra a importância e necessidade do término do julgamento do recurso sob a ótica da repercussão geral reconhecida, sustenta o PSOL.

    De acordo com a legenda, o reconhecimento expresso da repercussão geral na matéria em debate suplantou o interesse individual das partes. Restou caracterizada a relevância da questão recursal sob o aspecto jurídico e como tal exigindo uma definitiva solução, independentemente da desistência do recurso pelo recorrente, diz a legenda na petição.

    MB/CG

    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/psol-pede-que-stf-prossiga-julgamento-sobre-lei-da-ficha-limpa/2395124

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)