Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Turma defere extradição de cidadãos belga e norte-americano

    há 9 anos

    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu dois pedidos de extradição na sessão desta terça-feira (23). Entre os pedidos estava a entrega de um cidadão belga acusado de prática dos crimes de falsificação de documento, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, e um cidadão norte-americano acusado de fraude bancária e alienação fraudulenta.

    No caso da Extradição (EXT) 1348, o cidadão belga Johan Van Gheel foi condenado em seu país de origem por crimes de participação em organização criminosa para o favorecimento da prostituição, estelionato, falsificação de documento, uso de documento falso e lavagem de valores. Segundo o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, o pedido apresentado pelo governo da Bélgica cumpre os requisitos para a extradição, incluindo a dupla tipicidade dos crimes em ambos os países. Contudo, já estão prescritos, segundo a legislação brasileira, os crimes de participação em organização criminosa e estelionato. Assim, o pedido foi deferido parcialmente, com relação apenas aos demais delitos. O voto foi acompanhado por unanimidade pela Turma.

    Na Extradição 1388, o governo dos Estados Unidos da América solicitou a extradição de seu cidadão Kelly Freese, acusado dos crimes de fraude bancária e alienação fraudulenta de coisa própria. De acordo com a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, o pedido cumpre os pressupostos do tratado de extradição, não há ocorrência de prescrição e verifica-se a dupla tipicidade dos crimes. Em caso de condenação, ela ressaltou a necessidade de ser levado em conta o tempo de prisão preventiva a que o extraditando foi submetido no Brasil (o acusado está preso desde março deste ano) e não poderá ser fixada pena de prisão perpétua, devendo ser observado quanto à privação da liberdade o prazo máximo de 30 anos. O voto foi acompanhado por unanimidade.

    FT/AD



    • Publicações30562
    • Seguidores629148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2a-turma-defere-extradicao-de-cidadaos-belga-e-norte-americano/224090640

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)