Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspenso julgamento de recurso de advogado denunciado por lavagem de dinheiro

    há 9 anos

    Na sessão desta terça-feira (2) da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), pedido de vista da ministra Cármen Lúcia suspendeu o julgamento do Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC 124313) interposto à Corte pelo advogado Ricardo Tosto de Oliveira Carvalho, investigado pela Polícia Federal no curso da Operação Santa Tereza e denunciado por envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro.

    De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, Tosto, que participava do Conselho de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), integraria um grupo responsável pelo desvio de verbas provenientes da instituição. A investigação apurou a existência de fraudes em financiamentos concedidos à prefeitura de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, e à rede de lojas Marisa, no ano de 2007.

    O recurso foi interposto ao STF contra decisão do Superior Tribunal de Justiça, que não conheceu de habeas corpus impetrado naquela Corte.

    Durante o julgamento, a defesa do advogado alegou, da tribuna, que não teria ocorrido o crime de lavagem de dinheiro. Para o relator do caso na Segunda Turma, ministro Teori Zavascki, para analisar a argumentação da defesa, seria necessário o revolvimento de fatos e provas, o que é vedado em se tratando de análise de habeas corpus.

    Após o voto do relator, a ministra Cármen Lúcia pediu vista dos autos.

    MB/FB

    Processos relacionados
    RHC 124313


    • Publicações30562
    • Seguidores629148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações184
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspenso-julgamento-de-recurso-de-advogado-denunciado-por-lavagem-de-dinheiro/154838502

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)