Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

ADI discute direito de indenização a preso em condições desumanas

há 9 anos

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5170, com pedido de liminar, na qual requer que a Corte dê interpretação conforme a Constituição aos artigos 43, 186 e 927 (caput e parágrafo), do Código Civil, de modo a declarar a responsabilidade civil do Estado pelos danos morais causados aos detentos submetidos a condições sub-humanas, insalubres, degradantes ou de superlotação. Com isso, pede que o STF retire do ordenamento jurídico qualquer interpretação que impeça o direito a indenização por danos morais a detentos mantidos em presídios nestas condições.

Segundo a OAB, após inúmeras decisões em sentido divergente, prevaleceu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o entendimento de que não se pode obrigar o Estado a pagar indenização a detento mantido em condições indignas, pois isto ensejaria a retirada de recursos para melhoria do sistema, o que agravaria ainda mais a situação dos próprios presos. Para a OAB, somente com a interpretação conforme a Constituição aos dispositivos do Código Civil (Lei 10.406/2002) será estabelecida a responsabilidade objetiva do Estado pelos danos causados a detentos em razão das condições a que estão submetidos nos presídios.

“O argumento para se promover a exclusão [da indenização] é o de que, ao invés de indenizar os presos submetidos a condições desumanas, o melhor seria aplicar os recursos públicos na melhoria dos presídios. Na verdade, porém, nem os presos são indenizados nem os presídios construídos. A responsabilização civil do Estado será um importante estímulo para que os governantes atuem no sentido de prover, nas prisões, condições adequadas a seres humanos”, afirma a OAB.

A entidade esclarece que a decisão requerida na ADI não representa usurpação da competência dos juízes e tribunais brasileiros na tarefa de interpretar a ordem jurídica para solução dos casos concretos. “A proposta é fixar, de modo abstrato, que a indenização é devida. Caberá, porém, ao juiz, examinando os elementos próprios do caso concreto, estabelecer se ocorreu violação aos direitos fundamentais do detento para fins de responsabilização civil do Estado, bem como promover a respectiva fixação da pena”, explicou.

A relatora da ADI, ministra Rosa Weber, determinou a aplicação do rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999 (Lei das ADIs) para que a ação seja julgada pelo Plenário do STF diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar. A ministra também requisitou informações à Presidência da República, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, responsáveis pela edição da norma em análise, a serem prestadas no prazo de dez dias. Em seguida, determinou que se dê vista dos autos, no prazo sucessivo de cinco dias, ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República para que se manifestem sobre o caso.

VP/FB

Processos relacionados ADI 5170

  • Publicações30562
  • Seguidores629148
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações812
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adi-discute-direito-de-indenizacao-a-preso-em-condicoes-desumanas/148870939

Informações relacionadas

Amanda De Meirelles Belliard, Advogado
Artigoshá 3 anos

A Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais Entre Entes Privados a Luz do Direito à Liberdade Religiosa

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 3 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5170 DF XXXXX-49.2014.1.00.0000

Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
Artigoshá 3 anos

O que faz coisa julgada no cível

Assistência (arts. 119 a 124, CPC/2015)

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A superlotação dos presídios não é erro do estado, mas da pessoa que comete o crime. Se ela escolhesse não transgredir as leis os presídios estariam vazios.

Uma só cela seria necessária por cidade e ainda assim estaria vazia, pois não haveria bandido.

De modo que, em minha compreensão é o preso quem deveria indenizar a sociedade por causar tantos transtornos. Aliás penso que eles tivessem que pagar ao contrário de mim, que pago a eles a estadia e o direito a pensão este dinheiro que pago iria para o SUS, o INSS, melhoria de escolas... e o que eles pago me ajudariam a não esperar meses o resultado de um exame de saúde. É tudo do contrário mesmo. Um bando de gente estudada pensando pequeno.

Mas o país não tem mesmo onde gastar então que indenize os presos e lhes compre armas mais sofisticadas, pois a de muitos podem lhes machucar devido estarem ultrapassadas, deviam pagar quartos em hotéis 5 estrelas, quem sabe suíte presidencial, afinal somos todos iguais perante a lei. continuar lendo