jusbrasil.com.br
12 de Agosto de 2022
    Adicione tópicos

    Site do STF oferece diversas formas de consulta à jurisprudência da Corte

    Supremo Tribunal Federal
    há 8 anos

    Íntegra de acórdãos, decisões monocráticas, enunciados de súmula e súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) podem ser encontrados no Portal da Corte, que fornece as informações de forma organizada e estruturada, com o objetivo de facilitar a pesquisa da jurisprudência do Tribunal.

    Entre os serviços relacionados à jurisprudência, destaca-se a compilação mensal dos julgamentos do Plenário e das Turmas do STF, divididos por assunto e áreas do Direito. Os usuários podem acessar esses dados no link Informativo por Temas. Outra forma de acompanhar os trabalhos da Corte é a leitura do Informativo Semanal, que traz resumos dos julgamentos, elaborados a partir das notas tomadas nas sessões.

    Para acompanhar as decisões da Corte, os interessados podem consultar, também, a Revista Trimestral de Jurisprudência (RTJ). Editada desde 1957, a RTJ é o veículo oficial de divulgação das decisões do Supremo. Pode-se encontrar na RTJ a íntegra dos acórdãos dos principais temas debatidos pela Suprema Corte nos últimos anos, tais como a liberação das pesquisas com células-tronco, o reconhecimento das uniões homoafetivas, o piso nacional dos professores, a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol, o fim da necessidade do diploma para exercício do jornalismo e a Lei de Imprensa, entre tantos outros. A revista oferece diversas formas de consulta à sua base, seja por edição, seja pelo número do processo, seja por palavra-chave.

    Também está disponível no site o livro A Constituição e o Supremo, um dos links mais acessados. A obra apresenta ao leitor decisões da Suprema Corte relacionadas aos dispositivos da Constituição Federal de 1988.

    Pesquisas

    No site, o internauta encontra ainda diversas opções de Pesquisa no repositório de jurisprudência da Corte. As pesquisas na base de dados podem ser feitas por número de processo, por palavra-chave relacionada ao tema, por relator ou órgão julgador, por norma apreciada, entre outros critérios. Nessa página de pesquisa é disponibilizado um tutorial intitulado Ajuda indicando o passoapasso das ferramentas disponíveis para a busca.

    O recurso Pesquisas Favoritas exibe pesquisas previamente consolidadas sobre temas de grande interesse e uma seleção de acórdãos posteriores à Constituição Federal de 1988 sobre questões de maior notoriedade. Como resultado da busca, o usuário obtém a jurisprudência atualizada do Tribunal, pois o sistema resgata também os acórdãos mais recentes já publicados.

    A guia Súmulas na Jurisprudência apresenta como as súmulas vinculantes vêm sendo aplicadas no âmbito do STF, dando destaque aos aspectos jurídicos de cada verbete na jurisprudência do Tribunal.

    Na guia Jurisprudência Selecionada, o grande diferencial é que o internauta encontrará as decisões consideradas mais relevantes pelos ministros da Corte, seja de autoria própria, seja de outros integrantes do STF. Os critérios de busca nesses julgados são nome de ministro e palavra-chave.

    Outro facilitador colocado à disposição do interessado é o Informativo Repercussão Geral, que traz uma síntese dos processos em que se discutiu a existência ou não do instituto, divididos em: processos com repercussão geral reconhecida e mérito julgado; com repercussão geral reconhecida e jurisprudência reafirmada pelo Plenário Virtual; com repercussão geral reconhecida e mérito pendente de julgamento e, por fim, com repercussão geral não reconhecida.

    MB/AD

    Informações relacionadas

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 5 meses

    Novo modelo Petição Inicial Revisão da Vida Toda

    Ricardo Coelho, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A Ineficácia da Súmula 377 do STF Frente ao Novo Código Civil Brasileiro

    INSS – Revisão da Vida Toda. Julgamento no STF deve recomeçar do zero.

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 10 anos

    Norma que proíbe contrato entre parentes de dirigentes municipais e prefeitura é constitucional

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 11 anos

    Novo link no portal do STF permite acompanhar repercussão geral por temas

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Um tratamento não aprovado é morte! É morte física e mental, sem o MÍNIMO de dignidade.
    TENHA HUMANIDADE, NÃO AO hall taxativo.
    POR FAVOR SEJAM HUMANOS, o povo brasileiro já sangra o suficiente para que vocês votem sobre algo tão baixo e mesquinho. continuar lendo

    Eu não entendi, não sei o que foi aprovado
    Valeu obrigado continuar lendo