Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Comissão de Veneza ressalta necessidade de equilíbrio entre direitos, democracia e separação dos poderes

    há 10 anos

    O presidente da Comissão de Veneza, Gianni Buquicchio, discursou na abertura da reunião da Subcomissão para a América Latina da Comissão de Veneza. Para ele, a crise econômica implica a busca de um equilíbrio, frequentemente instável, entre a proteção dos direitos fundamentais, por um lado, e o respeito à democracia e à separação dos poderes, por outro.

    A reunião ocorre hoje (5) e amanhã (6) na cidade de Ouro Preto (MG) e tem como tema principal o papel da Justiça na proteção de direitos econômicos e sociais em tempos de crise econômica. O encontro, do qual participam cerca de 40 autoridades estrangeiras, é resultado de uma cooperação entre o Supremo Tribunal Federal e a Comissão de Veneza.

    A ministra Cármen Lúcia, membro substituta da Comissão de Veneza, presidiu a sessão sobre os limites constitucionais a direitos em tempos de crise. A TV Justiça e a Radio Justiça fazem a transmissão ao vivo de todo o encontro.

    Experiência compartilhada

    A Comissão de Veneza, segundo o seu presidente, conta com a participação de um total de 59 países não europeus. Entre os países da América Latina, Brasil, Chile, México e Peru são membros de pleno direito, já a Argentina e o Uruguai são observadores. A cooperação com os países da América Latina tem se multiplicado nos últimos anos graças à participação ativa de seus membros latino-americanos, observou.

    De acordo com Gianni Buquicchio, na preparação de suas atividades, a Comissão tem sempre como meta principal a busca do diálogo, tanto com as instituições estatais como com as diferentes forças políticas da sociedade. As opiniões que a Comissão adota, embora sejam recomendações, são seguidas frequentemente pelo Estado, já que tratam de colocar à sua disposição a experiência comum compartilhada dos membros da Comissão que vão além de uma experiência exclusivamente europeia, ressaltou.

    Conforme ele, a crise econômica agrava as desigualdades e seu impacto é muito mais evidente naqueles países que já se encontravam em uma situação de vulnerabilidade ou desvantagem. Gianni Buquicchio destacou que o acesso à educação, à saúde, ao sistema de seguridade social, a um trabalho digno e à previdência, tem dado lugar a taxas de desemprego sem precedentes e acentuam a pobreza e a exclusão social.

    Todas essas questões, para ele, geram a necessidade de haver um intercâmbio comparado e a busca para um diálogo e uma reflexão transversal. É pra mim uma honra que tenhamos, pois, nesta ocasião, tantos especialistas de diferentes partes do mundo, representados para poder fazer o que a Comissão de Veneza sempre tem considerado sua maior riqueza: aprender com a experiência compartilhada para poder construir um futuro democrático, salientou o presidente da Comissão de Veneza.

    Programação

    De acordo com o programa, o encontro está dividido em seis partes, seguidas por debates. Hoje, foram discutidos os subtemas: A definição dos direitos econômicos e sociais na Constituição; Crise Econômica e a proteção internacional de direitos; Limites constitucionais aos direitos em tempos de crise: Emendas à Constituição e Justiciabilidade de direitos econômicos e sociais. Nesta terça-feira (6), a partir das 10h, serão debatidos os Benefícios sociais e medidas de austeridade: os desafios e, no período da tarde, a Igualdade em tempos de crise: desvantagens para grupos já desfavorecidos.

    EC/EH

    Leia mais:

    05/05/2014 - Presidente do STF abre encontro da Comissão de Veneza em Outro Preto (MG)

    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-comissao-de-veneza-ressalta-necessidade-de-equilibrio-entre-direitos-democracia-e-separacao-dos-poderes/118309020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)