Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF declara inconstitucional artigo da Constituição do Paraná

há 10 anos

Ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 584, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, declarou a inconstitucionalidade do artigo 245 da Constituição do Estado do Parana. A decisão desta quarta-feira (19) confirma liminar concedida pelo Tribunal suspendendo a eficácia do dispositivo.

A norma declarada inconstitucional pelo STF estabelecia que toda importância recebida, pelo estado, da União Federal, a título de indenização ou pagamento de débito, ficará retida à disposição do Poder Judiciário, para pagamento, a terceiros, de condenações judiciais decorrentes da mesma origem da indenização e ou do pagamento. A ADI considera que a regra conflitava com princípios de organização, de competência, de elaboração legislativa, violando os artigos , 25, 61, 84, 165, 167 e 169, da Constituição Federal.

PR/AD

  • Publicações30562
  • Seguidores629147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações237
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-declara-inconstitucional-artigo-da-constituicao-do-parana/114260563

Informações relacionadas

A Legitimidade Passiva na Ação Direta de Inconstitucionalidade

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 18 anos

STF julga inconstitucional lei paranaense que contraria regime de previdência pública nacional

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)