Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Saber Direito desta semana fala sobre os remédios constitucionais

    há 16 anos

    No programa "Saber Direito", da TV Justiça, desta semana, o telespectador assistirá um curso sobre "Remédios Constitucionais" com o professor Luciano Coelho Ávila, promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. As apresentações inéditas ocorrerão de quarta a sexta-feira, às 7 horas, com reprise às 23h30.

    Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autor de diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, Luciano Coelho Ávila explica qual a diferença entre direitos e garantias e remédios constitucionais previstos na Constituição de 88. O primeiro grande doutrinador sobre esse conceito foi o jurista Rui Barbosa que estabeleceu uma diferença. Ele disse que os direitos eram aquelas disposições meramente declaratórias que asseguravam a existência de um bem com vantagens a determinados cidadãos. Já as garantias fundamentais são aquelas que visam concretizar esses direitos, esses bens e vantagens instrumentalizando portanto a sua efetividade contra o arbítrio estatal, comenta.

    O promotor também falará do mandado de injunção, que para ele "é o tema do momento que tem sido sistematicamente explorado nas últimas provas de concursos públicos nas carreiras de magistratura, Ministério Público e Defensoria.

    O programa exibirá, ainda, outros temas como mandado de segurança individual e coletivo, assim como a origem e o estágio atual do instituto no Brasil.

    O programa" Saber Direito "é produzido pela TV Justiça. A partir da estrutura de uma sala de aula, foi criado um cenário que remete à integração do aluno e professor com o mundo à sua volta. TV''s de plasmas exibem reportagens e depoimentos, sempre ilustrando o tema abordado. Os interessados em participar das gravações do programa, precisam entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.gov.br .

    Fonte: TV Justiça

    • Publicações30562
    • Seguidores629153
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações174
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-saber-direito-desta-semana-fala-sobre-os-remedios-constitucionais/110292

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)