Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reclamação discute competência para julgar a constitucionalidade de lei municipal

    há 15 anos

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau pediu informações a serem anexadas à Reclamação 8108, ajuizada pela Associação de Procuradores do Município de Porto Velho (Aprom) contra decisão da presidente do Tribunal de Justiça do estado (TJ-RO). Ela teria desrespeitado o entendimento do STF na Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) 347 ao julgar o pedido de liminar numa ação proposta pelo procurador-geral de justiça do estado de Rondônia, representando o Ministério Público, contra o artigo288 da Lei Complementar municipal1633 /2003.

    Na ADI 347 , o STF decidiu que não cabe a tribunais de Justiça estaduais exercer o controle de constitucionalidade de leis e demais atos normativos municipais em face da Constituição Federal . Com isso, a Reclamação 8108 alega a usurpação de competência do STF por parte do TJ-RO.

    O artigo da lei municipal impugnado razão da disputa judicial dispõe que os honorários advocatícios de sucumbência, atribuídos em qualquer feito judicial à Fazenda Municipal serão destinados à Procuradoria Geral, à conta do Fundo Orçamentário Especial, sendo 50% para o Centro de Estudos e 50% rateados entre os procuradores do município com efetivo exercício na Procuradoria Geral.

    Ao indeferir o pedido do procurador-geral, a presidente do TJ-RO determinou, contudo, que até que o caso tenha um desfecho os valores sejam depositados em conta judicial e, com isso, serão inacessíveis pelos procuradores de Porto Velho. Na Reclamação ao Supremo a Aprom alega que isso bloqueou verbas de natureza alimentícia dos procuradores.

    O procurador-geral do estado sustenta que a lei municipal contraria os artigos 39 , parágrafo 4º , e 135 da Constituição Federal , os quais prevêem que a remuneração de alguns agentes públicos (incluídos os membros do Ministério Público) deve ser paga em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

    Não poderia a senhora presidente do TJ rondoniense emitir qualquer juízo de valor sobre a matéria como o fez, pois lhe faltaria competência, sendo, portanto, nula tal decisão, conclui a Aprom.

    MG/IC

    • Publicações30562
    • Seguidores629153
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações203
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reclamacao-discute-competencia-para-julgar-a-constitucionalidade-de-lei-municipal/1066633

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)