Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF decide pela inexigibilidade de recolhimento de IPVA para veículos dos Correios

    há 15 anos

    Os veículos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) são imunes ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Por maioria de votos, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgaram procedente Ação Cível Originária 765 na qual a empresa questionava cobranças realizadas pelo estado do Rio de Janeiro, referentes ao tributo.

    Voto do relator

    Nós estamos diante de pessoa jurídica de direito privado, na espécie, empresa pública que não se confunde com a União, disse o relator, ministro Março Aurélio. Ao votar pela improcedência da ação, ele disse que a incidência de tributo é a regra e a imunidade é exceção.

    Segundo ele, o artigo 150 , da Constituição Federal impõe uma regra que proíbe a União, estados, Distrito Federal e municípios cobrarem reciprocamente tributos. A definição da imunidade prevista na alínea a , do inciso VI , do artigo 150 , da Constituição Federal , não decorre do objeto, é uma imunidade que diz respeito a pessoas jurídicas de direito público, não alcançando sociedade de economia mista ou empresas públicas, afirmou.

    O ministro Março Aurélio citou ainda que, conforme o parágrafo 2º do artigo 173 da Constituição , as empresas públicas como é o caso da ECT e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado. A ECT atua no mercado fazendo as vezes da iniciativa privada propriamente dita, completou. O ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o relator ao assentar que, de acordo com jurisprudência do STF, a imunidade tributária não pode ser aproveitada por entidades privadas que exerçam atividades econômicas.

    Voto da maioria

    O ministro Menezes Direito abriu divergência. Ele entendeu que a ação deveria ser julgada procedente, seguindo orientação da Corte no julgamento da ACO 1959 , do estado do Rio Grande do Norte, em que também a ECT pedia imunidade quanto ao IPVA. Naquela ocasião, o ministro Março Aurélio ficou vencido.

    Em seu voto, o ministro Carlos Ayres Britto acrescentou que a atividade exercida pelos Correios, conforme a Constituição , é própria da União. O correio aéreo nacional e o serviço postal têm natureza jurídica peculiar, disse, ao entender que essa atividade não tem caráter econômico.

    Ele observou que a Constituição confere imunidade tributária aos entes federados quanto ao seu patrimônio, renda e serviços uns dos outros, mas essa extensão para a empresa de Correios é natural porque compete à União manter, então é um serviço da União que não pode deixar de ser prestado, caracterizado pela sua absoluta necessidade. Segundo ele, ao organizar uma empresa para esse fim, a União está reconhecendo a esse serviço um prolongamento necessário dela.

    O ministro Cezar Peluso, por sua vez, afirmou que a ECT é uma empresa estatal, prestadora de serviço público. Não se pode estabelecer nenhuma distinção entre a propriedade dos bens porque se todos os bens forem subtraídos da empresa, ela evidentemente não poderá desempenhar, pelo menos a contento, a prestação do serviço público que lhe é cometida. Assim, o voto divergente do ministro Menezes Direito foi seguido pela maioria dos votos.

    Parcial procedência

    Por fim, o ministro Joaquim Barbosa julgou a ação parcialmente procedente, abrindo a possibilidade de ente tributante fazer a triagem entre o que é afetado ao serviço eminentemente postal e o que é atividade econômica. Ele ressaltou que a ECT exerce ao mesmo tempo atividades típicas de Estado porque detém monopólio estatal , mas também atividades econômicas.

    É importante que o ente tributante faça essa distinção no momento de exercer o seu poder tributário, saber exatamente sobre que tipo de atividade estará incidindo a tributação, avaliou, ressaltando que a ECT, ao atuar como empresa privada, deve se submeter às regras do direito tributário.

    EC /LF

    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2594
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-pela-inexigibilidade-de-recolhimento-de-ipva-para-veiculos-dos-correios/1059562

    Informações relacionadas

    Recurso - TJSP - Ação Reintegração - Apelação Cível

    Ivonildo Reis Santos, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de Cobrança: Inadimplência

    Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região
    Jurisprudênciahá 12 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região TRT-14 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: RO 808 RO XXXXX

    Petição - TRF03 - Ação Ii/ Imposto sobre Importação - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Uniao Federal - Fazenda Nacional e Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos

    COAD
    Notíciashá 14 anos

    Imunidade tributária: correios não devem pagar IPVA

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)