Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

DEM questiona dispositivo sobre emissão de carteira de estudante

há 11 anos

O Diretório Nacional do partido político Democratas (DEM) questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) dispositivo do Estatuto da Juventude que garante o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes, desde que tenham a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) emitida preferencialmente pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e por entidades estudantis estaduais e municiais a elas filiadas.

O partido ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5045) pedindo ao STF que invalide a expressão a elas filiadas, contida no parágrafo 2º do artigo 23 da Lei 12.852/2013. Afirma que o dispositivo terminou por exigir das entidades estudantis estaduais e municipais que pretendam expedir carteira de identificação estudantil uma filiação compulsória a uma das entidades nacionais expressamente citadas na norma.

O DEM sustenta que a regra cria uma indesejada monopolização da representatividade estudantil por meio de entidades notoriamente politizadas, o que não encontra salvaguarda na garantia constitucional da liberdade de associação, prevista nos incisos XVII e XX do artigo da Constituição Federal.

Alega que não cabe às três entidades o poder de fiscalização quanto à emissão das carteirinhas estudantis para o pagamento de meia entrada, mas, conforme a lei, ao Poder Público. Afirma ainda que o simples fato de um indivíduo estar devidamente matriculado em instituição de ensino é, a teor do parágrafo 1º do artigo 23 da Lei 12.852/2013, fato por si só bastante para gerar o direito à obtenção da CIE, independentemente de vinculação a qualquer entidade.

Argumenta, por fim, que estão presentes os requisitos para a concessão de liminar. O periculum in mora (perigo na demora) se configura pela proximidade do fim do prazo previsto para a lei entrar em vigor (fevereiro de 2014) e pelo alcance da norma, que tem repercussão sobre uma imensidão de jovens que dependem da expedição a carteira de identidade estudantil. Com relação ao fumus boni iuris (plausibilidade jurídica do pedido), o partido se ampara no princípio constitucional do direito à livre associação.

Assim, o Democratas pede a concessão de medida cautelar para suspender, por excepcional urgência e risco de dano, a expressão e a elas filiadas. No mérito, pede a declaração de inconstitucionalidade de tal expressão. A ação foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

AR/AD

  • Publicações30562
  • Seguidores629151
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações538
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dem-questiona-dispositivo-sobre-emissao-de-carteira-de-estudante/100693222

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)