Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ayres Britto foi relator de temas de grande repercussão social

    há 11 anos

    Dei o melhor de mim no julgamento de causas que tiveram a ver, tudo a ver, com o arejamento da cultura brasileira, mudança de mentalidade, quebra de paradigmas ultrapassados e abertura de novos horizontes no plano das ideias, disse recentemente o ministro Ayres Britto, após o VI Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Aracaju (SE).

    O ministro citou como exemplo uma lista de processos sobre diversos temas de grande repercussão social que estiveram sob sua relatoria ao longo de nove anos na Suprema Corte. Foram ações que me realizaram como cidadão e como magistrado, acrescentou.

    Veja a seguir processos de grande repercussão relatados pelo ministro Ayres Britto:

    - Biossegurança (ADI 3510) em maio de 2008, a Corte decidiu, por maioria de votos, pela legalidade da Lei 11.105/95, conhecida como Lei da Biossegurança, que permitiu a utilização de células-tronco embrionárias na pesquisa de cura para doenças crônicas. Foi um julgamento histórico e emocionante, em que as duas correntes de pensamento pró e contra a liberação das pesquisas versavam, embora sob pontos de vista diferentes, sobre o direito à vida.

    - Nepotismo (ADC 12) Em 20 de agosto de 2008 o STF concluiu o julgamento que proibiu a contratação de parentes para cargos em comissão no âmbito do Poder Judiciário e em seguida estendeu a medida à administração pública direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios por meio da Súmula Vinculante 13. Para o ministro Ayres Britto, nepotismo é incompatível com os princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e da eficiência.

    - Raposa Serra do Sol (PET 3388) Em março de 2009, o Plenário do STF decidiu, por maioria, que a demarcação das terras indígenas que fazem parte da área denominada Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, deve ser contínua e a área ocupada somente por índios. Com isso, o STF determinou a saída dos produtores rurais do local e impôs 19 condições para regular a situação naquele território da União ocupado por índios.

    - Lei de Imprensa (ADPF 130) Ainda em 2009 o Supremo declarou, por maioria de votos, que a Lei de Imprensa (Lei 5.250/67)é incompatível com o atual texto constitucional. No julgamento, o relator da matéria, ministro Ayres Britto, salientou que a História ensina que, em matéria de imprensa, não há espaço para o meio-termo: ou a imprensa é inteiramente livre, ou dela já não se pode cogitar senão como jogo de aparência jurídica.

    - Humor nas eleições (ADI 4451) Por maioria de votos, os ministros suspenderam dispositivos da Lei Eleitoral que vedavam a veiculação de charges e humor com candidatos em emissoras de rádio e de televisão. O julgamento ocorreu durante o período das eleições gerais de 2010. Ao votar, o relator, ministro Ayres Britto, defendeu a liberdade de imprensa durante o período eleitoral, para o que chamou de momento em que o cidadão mais precisa de informação, e informação com qualidade".

    - União homoafetiva (ADPF 132 e ADI 4277) em maio de 2011, o Plenário do STF acompanhou o voto do ministro Ayres Britto que reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar e a equiparou a uma união estável. O sexo das pessoas, salvo disposição contrária, não se presta para desigualação jurídica, disse naquele julgamento. A decisão se baseou na análise, entre outros, do artigo , IV, da Carta Federal, dispositivo que veda qualquer discriminação em virtude de sexo, raça, cor.

    - Marcha da maconha (ADI 4274) em novembro de 2011, o Tribunal, por unanimidade, reforçou a legalidade da chamada marcha da maconha, que reúne manifestantes pela descriminalização da droga. Para os ministros, esse tipo de evento não pode ser considerado apologia ao uso de drogas, conforme prevê a Lei nº 11.343/2006. A proibição da marcha, segundo eles, afrontaria direitos de reunião e de livre expressão do pensamento, previstos na Constituição Federal.

    Outras matérias Coube ainda ao ministro Ayres Britto a relatoria da Ação Penal (AP) 409, a primeira, após a Constituição de 1988, que resultou na condenação de um parlamentar federal pelo STF. Em maio de 2010 o ex-deputado José Gerardo Oliveira de Arruda Filho, do Ceará, foi condenado por crime de responsabilidade como prefeito de Caucaia (CE).

    Também foram relatadas pelo ministro Ayres Britto a ADI 3273, julgada improcedente e que questionava a Lei do Petróleo; a ADI 1923, que contesta normas que regulamentam as organizações sociais; a ADI 4357 e outras que contestam a Emenda Constitucional 62/2009, chamada de Emenda dos Precatórios.

    Ainda na lista de processos sob relatoria do ministro Ayres Britto estão os REs 661256 / 381367 que tratam da validade jurídica da chamada desaposentação; a ADI 3944, contra o decreto de implantação da TV Digital; as ações que questionavam o Prouni (ADIs 3330, 3314 e 3379) e a ADI 3357 contra lei do Rio Grande do Sul que proíbe o uso do amianto na indústria.

    Audiências públicas

    Coube ao ministro Ayres Britto a iniciativa de realizar a primeira audiência pública do STF, em abril de 2007, para a discussão de pontos da Lei de Biosseguranca relativos à liberação de pesquisas com células-tronco extraídas de embriões humanos. Esse aporte de informações científicas incorpora à nossa decisão um teor de legitimidade, uma vez que a sociedade está nos subsidiando para uma tomada de decisão mais consciente, afirmou o ministro à época.

    Desde então, o STF realizou sete audiências públicas, sobre os seguintes temas:

    20/4/2007 - Células-tronco

    Convocada pelo ministro Ayres Britto, relator da ADI 3510. No julgamento, venceu a tese do relator, favorável à Lei de Biosseguranca, liberando as pesquisas com células-tronco embrionárias em pesquisas científicas.

    27/6/2008 Pneus usados

    Convocada pela ministra Cármen Lúcia, relatora da ADPF 101, na qual o Plenário declarou ser proibido importar pneus usados de outros países, porque sua incineração ou depósitos são prejudiciais à saúde humana.

    4/9/2008 Anencéfalos

    Convocada pelo ministro Marco Aurélio, relator da ADPF 54. Por maioria, o STF declarou a inconstitucionalidade de interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos é conduta tipificada nos artigos 124, 126 e 128, incisos I e II, do Código Penal.

    27/4 a 6/5/2009 Judicialização da saúde pública

    Convocada pelo ministro Gilmar Mendes para subsidiar o julgamento de processos que discutem a concretização do direito à saúde a partir do oferecimento de medicação e tratamento pelo Poder Público.3 a 5/3/2010 Cotas

    Convocada pelo ministro Ricardo Lewandowski para subsidiar o julgamento de processos que discutiam a reserva de vagas nas universidades públicas por critérios étnico-raciais. Em abril e maio de 2012, no julgamento da ADPF 186 e do RE 597285, o Plenário considerou constitucional os sistemas de cotas da Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.7 a 14/5/2012 Lei Seca

    Convocada pelo ministro Luiz Fux, relator da ADI 4103, que discute a constitucionalidade da Lei 11.705, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas à beira e nas proximidades de rodovias federais.24 a 31/8/2012 Amianto

    Convocada pelo ministro Marco Aurélio para subsidiar o julgamento da ADI 3937, que impugna lei estadual de São Paulo que proíbe o uso de produtos que contenham qualquer tipo de amianto em sua composição. A ADI 3937 começou a ser julgada no dia 31/10/2012.

    Audiências previstas

    Além dessas audiências já realizadas, há duas outras agendadas para 2013: uma sobre o novo março regulatório para a TV por assinatura no Brasil, convocada pelo ministro Luiz Fux, e outra sobre as consequências da radiação eletromagnética para a saúde e os efeitos da redução do campo eletromagnético sobre o fornecimento de energia, convocada pelo ministro Dias Toffoli.

    AR,CF/SF

    • Publicações30562
    • Seguidores629148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações515
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ayres-britto-foi-relator-de-temas-de-grande-repercussao-social/100187018

    Informações relacionadas

    Notíciashá 16 anos

    STF inicia julgamento sobre a demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Raposa Serra do Sol: entenda o caso

    Notíciashá 15 anos

    Entenda a disputa em torno da reserva Raposa Serra do Sol

    Érika Soares, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    A Prescrição Virtual no Ordenamento Jurídico Brasileiro

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)