jusbrasil.com.br
4 de Agosto de 2021
2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO : RE 382928 MG

Supremo Tribunal Federal
há 10 meses
Detalhes da Jurisprudência
Processo
RE 382928 MG
Órgão Julgador
Tribunal Pleno
Partes
RECTE.(S) : BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A, RECDO.(A/S) : EDERTRUDES VELOSO ROCHA - FIRMA INDIVIDUAL, INTDO.(A/S) : DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO
Publicação
13/10/2020
Julgamento
22 de Setembro de 2020
Relator
MARCO AURÉLIO
Documentos anexos
Inteiro TeorSTF_RE_382928_a85cb.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITO CIVIL. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. BUSCA E APREENSÃO DOS BENS. ART. DO DECRETO-LEI 911/69. CONSTITUCIONALIDADE.

Recurso Extraordinário a que se dá provimento para afastar a extinção de ofício do processo e determinar o retorno dos autos ao Tribunal de origem para o prosseguimento do julgamento do agravo de instrumento. Fixada a seguinte tese de julgamento: "O art. do Decreto-Lei nº 911/69 foi recepcionado pela Constituição Federal, sendo igualmente válidas as sucessivas alterações efetuadas no dispositivo”.

Acórdão

O Tribunal, por maioria, deu provimento ao recurso extraordinário para afastar a extinção de ofício do processo, determinou o retorno dos autos ao Tribunal de origem para o prosseguimento do julgamento do agravo de instrumento e fixou a seguinte tese de julgamento: “O art. do Decreto-Lei nº 911/69 foi recepcionado pela Constituição Federal, sendo igualmente válidas as sucessivas alterações efetuadas no dispositivo”, nos termos do voto do Ministro Alexandre de Moraes, Redator para o acórdão, vencidos os Ministros Marco Aurélio (Relator), Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Não participou deste julgamento, por motivo de licença médica, o Ministro Celso de Mello. Plenário, Sessão Virtual de 11.9.2020 a 21.9.2020.
Disponível em: https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/944868114/recurso-extraordinario-re-382928-mg

Mais do Jusbrasil

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 17 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO : RE 382928 MG

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA - BUSCA E APREENSÃO - DEFESA - LIMITAÇÃO - ARTIGO 3º , § 2º , DO DECRETO-LEI Nº 911 /69 - INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA - RECURSO EXTRAORDINÁRIO ADMITIDO - JULGAMENTO - AFETAÇÃO AO PLENÁRIO.1. Em jogo faz-se a harmonia, ou não, do § 2º do artigo 3º do Decreto-Lei nº 911 /69 com a Carta da Republica …
Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 5 meses

Supremo Tribunal Federal STF - EMB.DECL. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO : RE 382928 MG

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. INEXISTÊNCIA DE VÍCIOS DE FUNDAMENTAÇÃO NO ACÓRDÃO EMBARGADO. REJEIÇÃO. 1. O acórdão embargado contém fundamentação apta e suficiente a resolver todos os pontos do recurso que se propôs a examinar. 2. Ausentes omissão, contradição, obscuridade ou erro material no julgado, não há razão para …
Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 4 meses

Supremo Tribunal Federal STF - EMB.DECL. NOS EMB.DECL. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO : RE 382928 MG

SEGUNDOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. INEXISTÊNCIA DE VÍCIOS DE FUNDAMENTAÇÃO NO ACÓRDÃO EMBARGADO QUE EXAMINOU OS PRIMEIROS EMBARGOS. NÃO CONHECIMENTO. DETERMINAÇÃO DE BAIXA IMEDIATA DOS AUTOS. 1. Os segundos embargos de declaração devem dirigir-se ao acórdão que examinou os primeiros embargos. 2. À falta de fundamentação …