jusbrasil.com.br
26 de Junho de 2022
  • 2º Grau
  • Controle Concentrado de Constitucionalidade
  • Decisão de mérito
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5763 CE

Supremo Tribunal Federal
há 3 anos

Detalhes da Jurisprudência

Órgão Julgador

Tribunal Pleno

Partes

REQTE.(S) : ASSOCIAÇÃO DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL - ATRICON, INTDO.(A/S) : ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

Publicação

23/10/2019

Julgamento

26 de Outubro de 2017

Relator

MARCO AURÉLIO

Documentos anexos

Inteiro TeorSTF_ADI_5763_4b851.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADEDESVIO DO PODER DE LEGISLARAUSÊNCIA.

A fraude na edição de lei com o objetivo de alcançar finalidade diversa do interesse público deve ser explicitada e comprovada. A mera menção à existência de parlamentares com contas desaprovadas não conduz à conclusão de estarem viciadas as deliberações cujo tema é a atividade de controle externo. TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOSEXTINÇÃOPOSSIBILIDADE. A interpretação sistemática dos parágrafos 1º e do artigo 31 da Constituição Federal revela ser possível a extinção de Tribunal de Contas responsável pela fiscalização dos Municípios mediante a promulgação de Emenda à Constituição estadual, surgindo impróprio afirmar que o Constituinte proibiu a supressão desses órgãos. EMENDA À CONSTITUIÇÃO ESTADUALREGRAS DE INICIATIVA RELATIVAS À LEGISLAÇÃO ORDINÁRIAOBSERVÂNCIAIMPOSSIBILIDADE. É inviável, a partir de leitura sistemática dos preceitos constitucionais, assentar a impossibilidade de Emenda à Constituição, de iniciativa parlamentar, versar a extinção de Tribunal de Contas estadual. PROCESSO OBJETIVOREGIMENTO INTERNOOFENSAIMPROPRIEDADE. As alegadas violações ao Regimento Interno não autorizam, por si sós, a atuação do Supremo nesse campo, exceto quando revelam a subversão do figurino constitucional maior ao qual a produção legislativa deve amoldar-se.

Acórdão

O Tribunal, por unanimidade e nos termos do voto do Relator, converteu o julgamento da medida cautelar em julgamento de mérito. No mérito, o Tribunal, por maioria e nos termos do voto do Relator, julgou improcedente o pedido, vencidos os Ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Ausente, justificadamente, o Ministro Dias Toffoli. Presidiu o julgamento a Ministra Cármen Lúcia. Plenário, 26.10.2017.

Referências Legislativas

Observações

- Acórdão (s) citado (s): (EXTINÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS MUNICIPAL, EMENDA CONSTITUCIONAL) ADI 154 (TP), ADI 867 (TP). (ATO INTERNA CORPORIS, CONTROLE JUDICIAL) MS 24356 (TP), ADI 4425 (TP), MS 31951 AgR (1ªT), ADI 5498 MC (TP), ARE 1028435 AgR (2ªT). (INICIATIVA PRIVATIVA, EMENDA CONSTITUCIONAL ESTADUAL, CHEFE DO PODER EXECUTIVO) ADI 2616 (TP), ADI 4154 (TP), ADI 1746 MC (TP). (DESVIO DE PODER, PODER DE LEGISLAR) RE 18331 (2ªT). - Decisões monocráticas citadas: (EXTINÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS MUNICIPAL, EMENDA CONSTITUCIONAL) ADI 5636, ADI 5683 MC. Número de páginas: 78. Análise: 08/06/2020, KBP.
Disponível em: https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/863560398/acao-direta-de-inconstitucionalidade-adi-5763-ce

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 15 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3549 GO 0003466-94.2005.0.01.0000

Direito Legal
Notíciashá 7 anos

Principio da economicidade

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 4 anos

STF decide que é lícita a terceirização em todas as atividades empresariais

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 5 anos

Extinção de Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará é objeto de ADI

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 5 anos

Plenário julga constitucional emenda que extinguiu Tribunal de Contas dos Municípios do CE