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28 de Outubro de 2021
2º Grau
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Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE : ADI 0013494-47.2017.1.00.0000 DF - DISTRITO FEDERAL 0013494-47.2017.1.00.0000

Supremo Tribunal Federal
há 4 anos
Detalhes da Jurisprudência
Processo
ADI 0013494-47.2017.1.00.0000 DF - DISTRITO FEDERAL 0013494-47.2017.1.00.0000
Partes
REQTE.(S) : CESP - CENTRAL DAS ENTIDADES DE SERVIDORES PUBLICOS
Publicação
DJe-036 26/02/2018
Julgamento
22 de Fevereiro de 2018
Relator
Min. EDSON FACHIN
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Decisão

Despacho: Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido de medida liminar, proposta pela Central das Entidades de Servidores Públicos - CESP, tendo por objeto o artigo 1º da Lei 13.467/2017, o qual deu nova redação aos artigos 545, 578, 579, 582, 583, 587, 602 e 611-B, inciso XXVI, da Consolidação das Leis Trabalhistas, regulamentando a contribuição sindical. A Central das Entidades de Servidores Públicos - CESP, assevera, em suma, a inconstitucionalidade das normas impugnadas em virtude de suposta violação dos artigos 146, II e III, 149 e 150, II, dentre outros, da Constituição da Republica Federativa do Brasil. A Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS requereu admissão no feito na condição de amicus curiae. Decido. Admissão no feito na condição de amici curiae O amicus curiae revela-se como importante instrumento de abertura do STF à participação na atividade de interpretação e aplicação da Constituição, o que é especialmente marcante nos processos de feição objetiva. Como é sabido, a interação dialogal entre o Supremo Tribunal Federal e pessoas naturais ou jurídicas, órgãos ou entidades especializadas, que se apresentem como amigos da Corte, tem um potencial epistêmico de apresentar diferentes pontos de vista, interesses, aspectos e elementos nem sempre alcançados, vistos ou ouvidos pelo Tribunal diretamente da controvérsia entre as partes em sentido formal, possibilitando, assim, decisões melhores e também mais legítimas do ponto de vista do Estado Democrático de Direito. O vigente Código de Processo Civil inovou ao incorporar ao ordenamento jurídico nacional regramento geral para o instituto no âmbito da jurisdição civil. É extremamente salutar que a Corte reflita com vagar sobre as vascularidades existentes entre o regramento das ações de controle de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal e o Processo Civil em geral, especialmente no que diz respeito à legitimidade recursal, etc. De qualquer sorte, consoante disposto no art. 7º, § 2º da Lei 9.868/1999, nesse ponto em recomendável leitura integrativa com o art. 138, caput, do CPC, duas balizas se fazem necessárias para a sua admissão. De um lado, tem-se a necessidade de relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia. De outro, a representatividade adequada do amicus curiae. No caso dos autos, a repercussão social da controvérsia é notória, tendo em vista a importância da representação sindical na história brasileira, bem como a relevância da discussão constitucional sobre a contribuição sindical. Outrossim, verifica-se que a entidade postulante demonstrou possuir representatividade temática material e espacial. Mostrou-se, portanto, ser entidade legítima à condição de amicus curiae em virtude da possibilidade de contribuir de forma relevante, direta e imediata para o tema em pauta. Diante do exposto, admito a Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS como amicus curiae, nos termos do art. , § 2º, da Lei nº 9.868/1999, facultando-lhe, desde já, a apresentação de informações, memoriais escritos nos autos e de sustentação oral por ocasião do julgamento definitivo do mérito da presente ação direta de inconstitucionalidade. À Secretaria para as providências necessárias. Publique-se. Brasília, 22 de fevereiro de 2018. Ministro Edson Fachin Relator Documento assinado digitalmente
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