29 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Supremo Tribunal Federal STF - AG.REG. EM MANDADO DE SEGURANÇA: MS 27372 DF
Publicado por Supremo Tribunal Federal
Detalhes da Jurisprudência
Processo
MS 27372 DF
Órgão Julgador
Tribunal Pleno
Partes
TELECOMUNICAÇÕES DE SÃO PAULO S/A - TELESP, WILLIAN MARCONDES SANTANA, RELATORA DO RE Nº 510.349 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO
Publicação
DJe-100 DIVULG 26-05-2014 PUBLIC 27-05-2014 REPUBLICAÇÃO:
Julgamento
30 de Abril de 2014
Relator
Min. ROSA WEBER
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
EMENTA AGRAVO REGIMENTAL EM MANDADO DE SEGURANÇA. ATO JURISDICIONAL. INADMISSIBILIDADE. APLICAÇÃO DA SÚMULA 267/STF. DECISÃO JUDICIAL TRANSITADA EM JULGADO. DESCABIMENTO. SÚMULA 268/STF. PRECEDENTES.
A jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal está consolidada no sentido de ser inadmissível a impetração de mandado de segurança contra ato jurisdicional. Aplicação da Súmula 267/STF: Não cabe mandado de segurança contra ato judicial passível de recurso ou correição. É firme o entendimento desta Corte no sentido de que não cabe mandado de segurança contra decisão judicial transitada em julgado, nos termos da Súmula 268 do STF: Não cabe mandado de segurança contra decisão judicial com trânsito em julgado". Agravo regimental conhecido e não provido.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade e nos termos do voto da Relatora, conheceu e negou provimento ao agravo regimental. Votou o Presidente. Ausentes, justificadamente, o Ministro Celso de Mello, o Ministro Ricardo Lewandowski, para proferir Conferência e receber Homenagem no XVII Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - CONAMAT, em Gramado, Rio Grande do Sul, e a Ministra Cármen Lúcia, em razão dos preparativos para o encontro da Comissão de Veneza, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio em Ouro Preto, Minas Gerais. Ausentes, neste julgamento, os Ministros Joaquim Barbosa (Presidente) e Marco Aurélio. Presidiu o julgamento o Ministro Gilmar Mendes (art. 37, I, do RISTF). Plenário, 30.04.2014.
Resumo Estruturado
AGUARDANDO INDEXAÇÃO