jusbrasil.com.br
30 de Julho de 2021
2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS : HC 94073 RJ

Supremo Tribunal Federal
há 11 anos
Detalhes da Jurisprudência
Processo
HC 94073 RJ
Órgão Julgador
Primeira Turma
Partes
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, JAQUELINE NASCIMENTO DA COSTA, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Publicação
DJe-226 DIVULG 24-11-2010 PUBLIC 25-11-2010 EMENT VOL-02438-01 PP-00009
Julgamento
9 de Novembro de 2010
Relator
Min. RICARDO LEWANDOWSKI
Documentos anexos
Inteiro TeorHC_94073_RJ_1290762362595.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

PENAL. HABEAS CORPUS. ALEGADA OCORRÊNCIA DE BIS IN IDEM. INEXISTÊNCIA. CONDENAÇÕES FUNDADAS EM FATOS DISTINTOS. ALEGAÇÃO DE EXCESSO NA FIXAÇÃO DA PENA. VERIFICAÇÃO DA CORRETA DOSIMETRIA DA PENA. INVIABILIDADE NA VIA ESTREITA DO HABEAS CORPUS. IMPOSSIBILIDADE DE ADMITIR-SE O WRIT CONSTITUCIONAL COMO SUCEDÂNEO DE REVISÃO CRIMINAL. AUSÊNCIA DE NULIDADE FLAGRANTE. ORDEM DENEGADA. I – Não há falar em bis in idem ou litispendência, uma vez que as ações penais mencionadas trataram de fatos diferentes, os crimes foram praticados em situações diversas, as substâncias apreendidas também não são as mesmas, bem como os sujeitos envolvidos em cada ação penal são distintos.

II - Não se presta o habeas corpus para realizar novo juízo de reprovabilidade, ponderando, em concreto, qual seria a pena adequada ao fato pelo qual foi condenado o paciente. Precedentes.
III - O habeas corpus, em que pese configurar remédio constitucional de largo espectro, não pode ser empregado como sucedâneo de revisão criminal, ante a verificação do trânsito em julgado do acórdão que tornou definitiva a condenação. Precedentes.

Decisão

Decisão: A Turma indeferiu o pedido de habeas corpus, nos termos do voto do Relator. Unânime. Presidência do Ministro Ricardo Lewandowski. 1ª Turma, 09.11.2010.

Resumo Estruturado

AGUARDANDO INDEXAÇÃO
Disponível em: https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/17535351/habeas-corpus-hc-94073-rj

Mais do Jusbrasil

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 10 anos

Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS : HC 97058 SP

E MENTA: Habeas Corpus. Sentença condenatória transitada em julgado. Impossibilidade de admitir-se o habeas corpus como sucedâneo de revisão criminal. Exacerbação da pena-base. Fundamentação. Ocorrência. Substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos. Existência de circunstâncias desfavoráveis. …
Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Jurisprudênciahá 20 anos

Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Habeas Corpus : HC 97761 SC 2001.009776-1

NARCOTRÁFICO. DESCLASSIFICAÇÃO PARA O DELITO DE PORTE PARA USO PRÓPRIO. IMPOSSIBILIDADE. EXAME DE DEPENDÊNCIA TOXICOLÓGICA. EXCESSO DE PRAZO INEXISTENTE. PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE. ORDEM DENEGADA. Em habeas corpus não cabe estudo aprofundado da prova, para a desclassificação do delito. "Aos prazos para encerramento …
Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 12 anos

Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS : HC 93904 RS

HABEAS CORPUS. Não conhecimento. Impetração contra provimento de recurso especial. Matérias não alegadas nem apreciadas pelo STJ, nem pelo TJ. Supressão de instâncias. Seguimento negado ao pedido. Não se conhece de habeas corpus cujas questões não foram apreciadas pela decisão contra a qual é impetrado.