6 de Julho de 2022
- 2º Grau
- Controle Concentrado de Constitucionalidade
- Decisão de mérito
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 2797 DF 000XXXX-07.2002.0.01.0000
Publicado por Supremo Tribunal Federal
Detalhes da Jurisprudência
Processo
ADI 0004565-07.2002.0.01.0000 DF 0004565-07.2002.0.01.0000
Órgão Julgador
Tribunal Pleno
Partes
REQTE.(S) : ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO
Publicação
19/12/2006
Julgamento
15 de Setembro de 2005
Relator
SEPÚLVEDA PERTENCE
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
I. ADIn: legitimidade ativa: "entidade de classe de âmbito nacional" (art. 103, IX, CF): Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP 1. Ao julgar, a ADIn 3153-AgR, 12.08.04, Pertence, Inf STF 356, o plenário do Supremo Tribunal abandonou o entendimento que excluía as entidades de classe de segundo grau - as chamadas "associações de associações" - do rol dos legitimados à ação direta. 2. De qualquer sorte, no novo estatuto da CONAMP - agora Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - a qualidade de "associados efetivos" ficou adstrita às pessoas físicas integrantes da categoria, - o que basta a satisfazer a jurisprudência restritiva-, ainda que o estatuto reserve às associações afiliadas papel relevante na gestão da entidade nacional. II. ADIn: pertinência temática. Presença da relação de pertinência temática entre a finalidade institucional das duas entidades requerentes e os dispositivos legais impugnados: as normas legais questionadas se refletem na distribuição vertical de competência funcional entre os órgãos do Poder Judiciário - e, em conseqüência, entre os do Ministério Público . III. Foro especial por prerrogativa de função: extensão, no tempo, ao momento posterior à cessação da investidura na função dele determinante. Súmula 394/STF (cancelamento pelo Supremo Tribunal Federal). Lei 10.628/2002, que acrescentou os §§ 1º e 2º ao artigo 84 do C. Processo Penal: pretensão inadmissível de interpretação autêntica da Constituição por lei ordinária e usurpação da competência do Supremo Tribunal para interpretar a Constituição: inconstitucionalidade declarada.
1. O novo § 1º do art. 84 CPrPen constitui evidente reação legislativa ao cancelamento da Súmula 394 por decisão tomada pelo Supremo Tribunal no Inq 687-QO, 25.8.97, rel. o em. Ministro Sydney Sanches (RTJ 179/912), cujos fundamentos a lei nova contraria inequivocamente.
2. Tanto a Súmula 394, como a decisão do Supremo Tribunal, que a cancelou, derivaram de interpretação direta e exclusiva da Constituição Federal.
3. Não pode a lei ordinária pretender impor, como seu objeto imediato, uma interpretação da Constituição: a questão é de inconstitucionalidade formal, ínsita a toda norma de gradação inferior que se proponha a ditar interpretação da norma de hierarquia superior.
4. Quando, ao vício de inconstitucionalidade formal, a lei interpretativa da Constituição acresça o de opor-se ao entendimento da jurisprudência constitucional do Supremo Tribunal - guarda da Constituição -, às razões dogmáticas acentuadas se impõem ao Tribunal razões de alta política institucional para repelir a usurpação pelo legislador de sua missão de intérprete final da Lei Fundamental: admitir pudesse a lei ordinária inverter a leitura pelo Supremo Tribunal da Constituição seria dizer que a interpretação constitucional da Corte estaria sujeita ao referendo do legislador, ou seja, que a Constituição - como entendida pelo órgão que ela própria erigiu em guarda da sua supremacia -, só constituiria o correto entendimento da Lei Suprema na medida da inteligência que lhe desse outro órgão constituído, o legislador ordinário, ao contrário, submetido aos seus ditames.
5. Inconstitucionalidade do § 1º do art. 84 C.Pr.Penal, acrescido pela lei questionada e, por arrastamento, da regra final do § 2º do mesmo artigo, que manda estender a regra à ação de improbidade administrativa. IV. Ação de improbidade administrativa: extensão da competência especial por prerrogativa de função estabelecida para o processo penal condenatório contra o mesmo dignitário (§ 2º do art. 84 do C Pr Penal introduzido pela L. 10.628/2002): declaração, por lei, de competência originária não prevista na Constituição: inconstitucionalidade. 1. No plano federal, as hipóteses de competência cível ou criminal dos tribunais da União são as previstas na Constituição da Republica ou dela implicitamente decorrentes, salvo quando esta mesma remeta à lei a sua fixação. 2. Essa exclusividade constitucional da fonte das competências dos tribunais federais resulta, de logo, de ser a Justiça da União especial em relação às dos Estados, detentores de toda a jurisdição residual. 3. Acresce que a competência originária dos Tribunais é, por definição, derrogação da competência ordinária dos juízos de primeiro grau, do que decorre que, demarcada a última pela Constituição, só a própria Constituição a pode excetuar. 4. Como mera explicitação de competências originárias implícitas na Lei Fundamental, à disposição legal em causa seriam oponíveis as razões já aventadas contra a pretensão de imposição por lei ordinária de uma dada interpretação constitucional. 5. De outro lado, pretende a lei questionada equiparar a ação de improbidade administrativa, de natureza civil ( CF, art. 37, § 4º), à ação penal contra os mais altos dignitários da República, para o fim de estabelecer competência originária do Supremo Tribunal, em relação à qual a jurisprudência do Tribunal sempre estabeleceu nítida distinção entre as duas espécies.
6. Quanto aos Tribunais locais, a Constituição Federal -salvo as hipóteses dos seus arts. 29, X e 96, III -, reservou explicitamente às Constituições dos Estados-membros a definição da competência dos seus tribunais, o que afasta a possibilidade de ser ela alterada por lei federal ordinária. V. Ação de improbidade administrativa e competência constitucional para o julgamento dos crimes de responsabilidade. 1. O eventual acolhimento da tese de que a competência constitucional para julgar os crimes de responsabilidade haveria de estender-se ao processo e julgamento da ação de improbidade, agitada na Rcl 2138, ora pendente de julgamento no Supremo Tribunal, não prejudica nem é prejudicada pela inconstitucionalidade do novo § 2º do art. 84 do C.Pr.Penal. 2. A competência originária dos tribunais para julgar crimes de responsabilidade é bem mais restrita que a de julgar autoridades por crimes comuns: afora o caso dos chefes do Poder Executivo - cujo impeachment é da competência dos órgãos políticos - a cogitada competência dos tribunais não alcançaria, sequer por integração analógica, os membros do Congresso Nacional e das outras casas legislativas, aos quais, segundo a Constituição, não se pode atribuir a prática de crimes de responsabilidade. 3. Por outro lado, ao contrário do que sucede com os crimes comuns, a regra é que cessa a imputabilidade por crimes de responsabilidade com o termo da investidura do dignitário acusado.
Decisão
O Tribunal, por maioria, julgou procedente a ação, nos termos do voto do relator, para declarar a inconstitucionalidade da Lei nº 10.628, de 24 de dezembro de 2002,que acresceu os §§ 1º e 2º ao artigo 84 do Código de Processo Penal,vencidos os Senhores Ministros Eros Grau, Gilmar Mendes e a Presidente. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Nelson Jobim (Presidente). Presidiu o julgamento a Senhora Ministra Ellen Gracie (Vice-Presidente).
Acórdão
O Tribunal, por maioria, julgou procedente a ação, nos termos do voto do relator, para declarar a inconstitucionalidade da Lei nº 10.628, de 24 de dezembro de 2002, que acresceu os §§ 1º e 2º ao artigo 84 do Código de Processo Penal, vencidos os Senhores Ministros Eros Grau, Gilmar Mendes e a Presidente. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Nelson Jobim (Presidente). Presidiu o julgamento a Senhora Ministra Ellen Gracie (Vice-Presidente).
Resumo Estruturado
- VIDE EMENTA E INDEXAÇÃO PARCIAL: DESCABIMENTO, REQUISITO, "LEGITIMATIO AD CAUSAM", AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, PROCESSO OBJETIVO, FINALIDADE, DEFESA OBJETIVA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. AUSÊNCIA, IDENTIFICAÇÃO, "LEGITIMATIO AD CAUSAM", REQUISITO, PERTINÊNCIA TEMÁTICA, LIAME, MAIOR FLEXIBILIDADE, RELAÇÃO, OBJETO SOCIAL, ENTIDADE DE CLASSE. IMPOSSIBILIDADE, EQUIPARAÇÃO, AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO, DEFESA COLETIVA, DIREITO SUBJETIVO INDIVIDUAL, MEMBRO, CATEGORIA, CLASSE. - INEXISTÊNCIA, EFEITO VINCULANTE, DECISÃO, STF, CONTROLE ABSTRATO DE CONSTITUCIONALIDADE, RELAÇÃO, PODER LEGISLATIVO. LEGISLADOR ORDINÁRIO, DESTINATÁRIO, NORMA CONSTITUCIONAL, DESCABIMENTO, ATUAÇÃO, INTÉRPRETE. POSSIBILIDADE, INTERPRETAÇÃO AUTÊNTICA, EXCLUSIVIDADE, MEIO, EMENDA CONSTITUCIONAL. AUSÊNCIA, VINCULAÇÃO, STF, INTERPRETAÇÃO ANTERIOR, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL, NORMA, HIERARQUIA INFERIOR, INTERPRETAÇÃO, NORMA, HIERARQUIA SUPERIOR. IMPOSSIBILIDADE, JURISPRUDÊNCIA CONSTITUCIONAL, STF, SUBMISSÃO, REFERENDO, CONGRESSO NACIONAL. - EXAUSTIVIDADE, ROL, COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA, STF, PREVISÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, COMPREENSÃO "CUM GRANO SALIS", ACEITAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA, COMPETÊNCIA IMPLÍCITA. INEXISTÊNCIA, COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA, STF, CONHECIMENTO, AÇÃO CIVIL, IMPUGNAÇÃO, ATO DE OFÍCIO, AUTORIDADE, SUBMISSÃO, COMPETÊNCIA, PROCESSO PENAL, EXEMPLO, HIPÓTESE, AÇÃO POPULAR. IMPLICAÇÃO, "BIS IN IDEM" CONSTITUCIONAL, INTERPRETAÇÃO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, ILÍCITO PENAL, DECORRÊNCIA, IDENTIDADE, PENA, SUSPENSÃO, DIREITOS POLÍTICOS. - FUNDAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR, MIN. JOAQUIM BARBOSA: DESCABIMENTO, EQUIPARAÇÃO, SANÇÃO, ATO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, PENA, CARÁTER PENAL. DIFERENCIAÇÃO, CRIME DE RESPONSABILIDADE, ATO, IMPROBIDADE ADMINISTRAVA, AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, DESTINAÇÃO, TOTALIDADE, AGENTE PÚBLICO, FUNDAMENTO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CRIAÇÃO, MECANISMO, CONTROLE, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EFETIVIDADE, PRINCÍPIO DA MORALIDADE. - FUNDAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR, MIN. CARLOS BRITTO: STF, CONSAGRAÇÃO, PRINCÍPIO DA ATUALIDADE DO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO. NECESSIDADE, INTERPRETAÇÃO RESTRITIVA, FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, OBSERVÂNCIA, PRINCÍPIO DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA. - FUNDAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR, MIN. CEZAR PELUSO: PERPETUIDADE, FORO ESPECIAL, SIGNIFICADO, PRIVILÉGIO PESSOAL. NATUREZA CIVIL, ILÍCITO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, NECESSIDADE, TIPO PENAL, CARACTERIZAÇÃO, NATUREZA PENAL. - FUNDAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR, MIN. MARÇO AURÉLIO: QUESTIONAMENTO, COMPETÊNCIA, STF, JULGAMENTO, AGRAVO DE INSTRUMENTO, PREVISÃO, EXCLUSIVIDADE, LEI ORDINÁRIA. - FUNDAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR, MIN. CELSO DE MELLO: INCOMPATIBILIDADE, PRINCÍPIO REPUBLICANO, CRIAÇÃO, TRATAMENTO DIFERENCIADO, IMPOSSIBILIDADE, EXTENSÃO, FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO. DESCABIMENTO, PODER LEGISLATIVO, INVOCAÇÃO, TEORIA DOS PODERES IMPLÍCITOS, FORMULAÇÃO, LEI ORDINÁRIA, INTERPRETAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. LEGITIMIDADE, PODER JUDICIÁRIO, INTERPRETAÇÃO, NORMA CONSTITUCIONAL, DEFINIÇÃO, COMPETÊNCIA. - VOTO VENCIDO, MIN. EROS GRAU: INOCORRÊNCIA, INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL, POSSIBILIDADE, LEGISLADOR ORDINÁRIO, ATUAÇÃO, INTERPRETAÇÃO AUTÊNTICA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. POSSIBILIDADE, PODER LEGISLATIVO, DISCORDÂNCIA, DECISÃO, STF, HIPÓTESE, INOCORRÊNCIA, DECLARAÇÃO, INCONSTITUCIONALIDADE, LEI. INADEQUAÇÃO, EXPRESSÃO, SEPARAÇÃO DE PODERES, ADEQUAÇÃO, IDÉIA, DISTINÇÃO DE PODERES. - VOTO VENCIDO, MIN. EROS GRAU: INTERPRETAÇÃO CONFORME, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DESCABIMENTO, AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, AGENTE POLÍTICO, SUJEIÇÃO, LEI, CRIME DE RESPONSABILIDADE, CONFIGURAÇÃO, "BIS IN IDEM". APLICAÇÃO, FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, AGENTE POLÍTICO, SUBMISSÃO, LEI, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, OBJETO, AÇÃO, ATO FUNCIONAL, PRÁTICA, DESEMPENHO, FUNÇÃO PÚBLICA, OCORRÊNCIA, ATRAÇÃO, FORO. PRESUNÇÃO, INDEPENDÊNCIA, TRIBUNAL, HIERARQUIA SUPERIOR, GARANTIA BILATERAL, CONTRA, A FAVOR, ACUSADO. CARACTERIZAÇÃO, AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, NATUREZA PENAL, NATUREZA PUNITIVA, AUSÊNCIA, SUPERPOSIÇÃO, AÇÃO POPULAR, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, CARÁTER REPARATÓRIO. NATUREZA PENAL, CRIME DE RESPONSABILIDADE. FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, PROTEÇÃO, ATIVIDADE FUNCIONAL, INOCORRÊNCIA, SITUAÇÃO, PRIVILÉGIO, DISTINÇÃO, IDÉIA, PRERROGATIVA, CONFORMIDADE, PRINCÍPIO DA IGUALDADE. CRIAÇÃO, IMUNIDADE PARLAMENTAR, FUNDAMENTO, INTERESSE PÚBLICO, CONFIGURAÇÃO, DIREITO OBJETIVO, DIREITO INDISPONÍVEL, DIREITO DO PARLAMENTO, DESCARACTERIZAÇÃO, DIREITO INDIVIDUAL. - VOTO VENCIDO, MIN. JOAQUIM BARBOSA: CONSTITUCIONALIDADE, MANUTENÇÃO, FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, POSTERIORIDADE, CESSAÇÃO, EXERCÍCIO, FUNÇÃO PÚBLICA, HIPÓTESE, FATO, RELAÇÃO, ATO ADMINISTRATIVO, AGENTE. - VOTO VENCIDO, MIN. GILMAR MENDES: AUSÊNCIA, ABRANGÊNCIA, LEGISLADOR, EFEITO VINCULANTE, DECISÃO, JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL. POSSIBILIDADE, LEI, INTERPRETAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, INEXISTÊNCIA, OFENSA, STF, POSSIBILIDADE, CONTROLE, POSTERIORIDADE. INOCORRÊNCIA, VÍCIO, INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL. APLICAÇÃO, LIBERDADE, PODER, CONFORMAÇÃO, LEGISLADOR, AUSÊNCIA, SUBMISSÃO, DECISÃO, JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL. SUJEIÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SOCIEDADE ABERTA, INTÉRPRETE, PLURALIDADE, ALTERNATIVA, INTERPRETAÇÃO. COMPATIBILIDADE, JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL, SISTEMA DEMOCRÁTICO. DESCABIMENTO, PRESUNÇÃO, INCONSTITUCIONALIDADE, DISPOSITIVO, LEI, CONTRARIEDADE, DECISÃO, STF. - VOTO VENCIDO, MIN. GILMAR MENDES: DESCABIMENTO, EQUIPARAÇÃO ABSOLUTA, AGENTE PÚBLICO, AGENTE POLÍTICO. PRERROGATIVA, AGENTE POLÍTICO, ESCOPO, PROTEÇÃO, LIVRE EXERCÍCIO, FUNÇÃO POLÍTICA. DESCABIMENTO, UTILIZAÇÃO, AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, INSTRUMENTO, JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA. NECESSIDADE, PRORROGAÇÃO, FORO ESPECIAL, ATO FUNCIONAL, ATO OFICIAL, COIBIÇÃO, PERSEGUIÇÃO, AGENTE PÚBLICO. JURISPRUDÊNCIA, STF, ADMISSÃO, POSSIBILIDADE, EXTENSÃO, AMPLIAÇÃO, COMPETÊNCIA, CORTE. INEXISTÊNCIA ROL TAXATIVO, COMPETÊNCIA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. RESTRIÇÃO, FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, IMPLICAÇÃO, RESTRIÇÃO, EFETIVIDADE, NORMA. AUSÊNCIA, VIOLAÇÃO, PRINCÍPIO REPUBLICANO, DECORRÊNCIA, FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO. DESCABIMENTO, AFASTAMENTO, FORO, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, CARGO DEMISSÍVEL "AD NUTUM", IMPLICAÇÃO, SUBMISSÃO, COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA, STF, VONTADE UNILATERAL, CHEFE, PODER EXECUTIVO, OFENSA, GARANTIA, JUIZ NATURAL. COINCIDÊNCIA, OBJETO, CRIME DE RESPONSABILIDADE, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, OBJETO, AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. IMPOSSIBILIDADE, MANUTENÇÃO, DUPLICIDADE, REGIME, RESPONSABILIDADE POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, AGENTE POLÍTICO. AFASTAMENTO, CHEFE, PODER EXECUTIVO, CONDICIONAMENTO, DECISÃO QUALIFICADA, CASA LEGISLATIVA COMPETENTE, DESCABIMENTO, CONVERSÃO, IMPUGNAÇÃO, ATO ADMINISTRATIVO, ATO POLÍTICO, DISCUSSÃO, PROBIDADE, AGENTE. NATUREZA PENAL, AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
Referências Legislativas
- LEG-FED CF ANO-1824 ART- 00015 INC-00008 INC-00009 ART-00047 PAR-00003 CF-1824 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEG-FED CF ANO-1891 ART- 00054 NÚMERO-6 ART- 00059 CF-1891 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEG-FED CF ANO-1934 ART- 00057 LET-F CF-1934 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEG-FED CF ANO-1937 ART- 00085 LET-D CF-1937 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEG-FED CF ANO-1946 ART- 00089 INC-00005 ART- 00217 CF-1946 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEG-FED CF ANO-1967 ART- 00082 INC-00004 REDAÇÃO DADA PELA EMC-1/1969 ART- 00084 INC-00004 CF-1967 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEG-FED EMC-000001 ANO-1969 EMENDA CONSTITUCIONAL
- LEG-FED CF ANO-1988 ART- 00002 PAR-00001 PAR-00002 ART- 00003 INC-00003 ART- 00005 "CAPUT" INC-00001 INC-00029 INC-00046 ART- 00007 INC-00030 INC-00031 INC-00032 INC-00034 ART- 00015 INC-00005 ART- 00022 INC-00001 ART- 00027 PAR-00001 ART- 00029 INC-00010 ART- 00035 INC-00004 ART- 00037 INC-00004 PAR-00004 PAR-00006 ART- 00043 ART- 00048 ART- 00052 INC-00001 REDAÇÃO DADA PELA EMC-23/1999 INC-00002 REDAÇÃO DADA PELA EMC-45/2004 ART- 00053 PAR-00001 REDAÇÃO DADA PELA EMC-35/2001 ART- 00085 INC-00005 ART- 00086 PAR-00001 PAR-00002 ART- 00093 INC-00002 INC-00008 REDAÇÃO DADA PELA EMC-45/2004 ART- 00095 INC-00001 ART- 00096 INC-00003 ART- 00102 "CAPUT" INC-00001 LET- A REDAÇÃO DADA PELA EMC-3/1993 LET-B LET-C REDAÇÃO DADA PELA EMC-23/1999 LET-D LET-E LET-F LET-G LET-H REVOGADA PELA EMC-45/2004 LET-I REDAÇÃO DADA PELA EMC-22/1999 LET-J LET-K LET-L LET-M LET-N LET-O LET-P LET-Q PAR-00002 ART- 00103 INC-00009 ART- 00105 INC-00001 LET- A ART- 00108 INC-00001 LET- A ART- 00109 INC-00001 ART- 00111 PAR-00003 REVOGADA PELA EMC-45/2004 ART- 00121 ART- 00124 ART- 00125 PAR-00001 ART- 00129 INC-00003 ART- 00150 INC-00002 ART- 00151 INC-00002 ART- 00170 INC-00007 ART- 00173 PAR-00002 CF-1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEG-FED EMC-000003 ANO-1993 EMENDA CONSTITUCIONAL
- LEG-FED EMC-000022 ANO-1999 EMENDA CONSTITUCIONAL
- LEG-FED EMC-000023 ANO-1999 EMENDA CONSTITUCIONAL
- LEG-FED EMC-000035 ANO-2001 EMENDA CONSTITUCIONAL
- LEG-FED EMC-000045 ANO-2004 EMENDA CONSTITUCIONAL
- LEG-FED DEL- 002848 ANO-1940 ART- 00312 CP-1940 CÓDIGO PENAL
- LEG-FED DEL- 003689 ANO-1941 ART- 00084 "CAPUT" PAR-00001 PAR-00002 CPP-1941 CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
- LEG-FED ETT ART-00005 INC-00001 INC-00002 INC-00003 PAR-ÚNICO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO (ANTIGA CONAMP)
- LEG-FED LEI- 001079 ANO-1950 ART-00003 PAR-00002 ART-00004 NÚMERO-5 ART-00008 NÚMERO-7 ART-00039 NÚMERO-5 ART-00040 NÚMERO-4 LEI DOS CRIMES DE RESPONSABILIDADE
- LEG-FED LEI-000105 ANO-1840 LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED LEI- 003528 ANO-1959 LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED LEI- 008429 ANO-1992 ART-00001 ART-00009 ART-00010 ART-00011 ART-00012 ART-00019 ART-00020 PAR- ÚNICO LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED LEI- 008745 ANO-1993 ART-00001 LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED LEI- 009849 ANO-1999 LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED LEI- 009868 ANO-1999 ART-00012 ART-00027 LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED LEI- 010628 ANO-2002 ART-00001 PAR-00002 LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED LEI-006295 ANO-2002 LEI ORDINÁRIA
- LEG-FED DEL- 000201 ANO-1967 DECRETO-LEI
- LEG-FED DEC- 000022 ANO-1991 DECRETO
- LEG-FED DEC- 001775 ANO-1996 DECRETO
- LEG-FED AAD ANO-1834 ATO ADICIONAL
- LEG-FED SUMSTF-000394 SÚMULA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL STF
- LEG-FED SUMSTF-000721 SÚMULA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL STF
- LEG-FED PJL-006295 ANO-2002 REDAÇÃO ORIGINAL PROJETO DE LEI, CÂMARA DOS DEPUTADOS
Observações
- Acórdãos citados: ADI 42 (RTJ 145/669), ADI 79 QO (RTJ 147/3), Den 103, ADI 132 (RTJ 185/68), ADI 138 (RTJ 161/3), Pet 240, ADI 305, ADI 307 MC (RTJ 133/542), AP 315, Pet 325, Pet 431, ADI 469, Rcl 473, Pet 487, Rcl 580, Rcl 591, Inq 656, Inq 687 QO (RTJ 179/912), Pet 693 AgR (RTJ 159/28), Inq 718 QO (RTJ 187/803), ADI 864 MC (RTJ 151/416), ADI 913 MC (RTJ 157/816), Rcl 1110, ADI 1159, Pet 1282 AgR, ADI 1402 MC, ADI 1580 QO, Pet 1641, Inq 1772, Rcl 1880 AgR, Pet 1954, Rcl 2040, Rcl 2069 (RTJ 187/483), Rcl 2138 MC, ADI 2180-AgR, Rcl 2186 MC, ADI 2221 AgR, ADI 2224 (RTJ 188/570), Rcl 2381 AgR (RTJ 192/91), ADI 2553, ADI 2587, Rcl 2617 AgR (RTJ 193/858), Rcl 2657 MC, ADI 2797, ADI 2860, ADI 3153 AgR (RTJ 194/859), Pet 3270, MS 21293 (RTJ 165/523), MS 21294 (RTJ 179/597), MS 23401 (RTJ 181/598), R MS 23401, MS 23619, MS 23851 (RTJ 182/560), MS 23868 (RTJ 182/955), MS 23964, MS 24099 AgR, HC 76168, HC 78897, HC 80511 (RTJ 180/235), HC 80923 (RTJ 182/979), HC 82686 (RTJ 186/637), HC 82677, HC 84152, RE 228977, RE 351750; RTJ 43/129, RTJ 44/563, RTJ 50/72, RTJ 53/766, RTJ 94/471, RTJ 121/17, RTJ 140/26, RTJ 141/344, RTJ 159/28, RTJ 171/101, RTJ 175/548, RTJ 179/912, RTJ 185/711; STJ: Rcl 780. - Decisão monocrática citada: Pet 3270. - Legislação estrangeira citada: Artigo 3, seção 2 da Constituição dos Estados Unidos da América; artigo 100 da Constituição da Argentina; artigos 71, 4, e 102, 1 da Constituição da Espanha; artigo 57, 2º e 3º da Ley Orgânica del Poder Judicial da Espanha; artigo 67 da Constituição da França; artigos 96 e 134 da Constituição; artigo 133, 4 da Constituição de Portugal; artigos 11 e 12.1 do Código de Processo Penal de Portugal; artigo 215, 1º e 2º, da Constituição da Venezuela. - Decisões estrangeiras citadas: Caso Marbury v. Madison e caso McCulloch v. Maryland, da Suprema Corte dos Estados Unidos da América. Número de páginas: 226 Análise: 01/03/2007, JOY. Alteração: 21/08/2009, TBS.