jusbrasil.com.br
15 de Agosto de 2022
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA: RMS 25627 DF

Supremo Tribunal Federal
há 15 anos

Detalhes da Jurisprudência

Processo

Órgão Julgador

Primeira Turma

Partes

Publicação

Julgamento

Relator

Min. CARLOS BRITTO

Documentos anexos

Inteiro TeorRMS_25627_DF_1279013292989.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO. DEMISSÃO POR ATO DE IMPROBIDADE. PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE. PENA MENOS SEVERA. ART. 128 DO CPC.

O órgão do Ministério Público, que oficiou na instância de origem, na forma do art. 10 da Lei nº 1.533/51, tem legitimidade para recorrer da decisão proferida em mandado de segurança. Embora não caiba ao Judiciário substituir-se à Administração, em tema de punição do servidor, cabe-lhe determinar a esta a aplicação de reprimenda menos severa, compatível com a falta cometida e a previsão legal. Incidência do art. 128 do CPC -- que manda o juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta --, dado que a inicial não pede, nem mesmo alternativamente, pena mais branda que a demissão. Segundo o processo disciplinar, conduzido regularmente, o investigado respondeu por atos de improbidade em processos licitatórios, o que acarreta a pena de demissão, na forma da lei de regência. Conclusão diversa demandaria exame e reavaliação de todas as provas colhidas, procedimento incomportável na via estreita do mandado de segurança. Recurso ordinário a que se nega provimento.

Decisão

A Turma negou provimento ao recurso ordinário em mandado de segurança,nos termos do voto do Relator. Unânime. 1ª. Turma, 15.05.2007.

Resumo Estruturado

- VIDE EMENTA. - FUNDAMENTAÇÃO DIVERSA, MIN. MARÇO AURÉLIO: AUSÊNCIA, VÍCIO, APLICAÇÃO, PENA, DEMISSÃO. DESCABIMENTO, APRECIAÇÃO, QUESTÃO, PROPORCIONALIDADE, APLICAÇÃO, PENA, HIPÓTESE, PARTE, AUSÊNCIA, ALEGAÇÃO, MATÉRIA, CAUSA DE PEDIR, PETIÇÃO INICIAL, NECESSIDADE, OBSERVÂNCIA, BILATERALIDADE, PROCESSO.

Referências Legislativas

Observações

- Acórdão citado: RMS 24901 (RTJ 194/590). Número de páginas: 18 Análise: 29/10/2007, AAC.
Disponível em: https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14728741/recurso-em-mandado-de-seguranca-rms-25627-df

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 15 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA: RMS 25627 DF