jusbrasil.com.br
14 de Agosto de 2022
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX RJ

Supremo Tribunal Federal
há 15 anos

Detalhes da Jurisprudência

Processo

Órgão Julgador

Tribunal Pleno

Partes

Publicação

Julgamento

Relator

Min. JOAQUIM BARBOSA

Documentos anexos

Inteiro TeorRE_401953_RJ_1279013071152.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

FINANCEIRO. IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS - ICMS. PARTILHA E REPASSE DO PRODUTO ARRECADADO. ART. 158, IV, PAR. ÚN., II, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. LEGISLAÇÃO ESTADUAL. EXCLUSÃO COMPLETA DE MUNICÍPIO. INCONSTUTICIONALIDADE.

1. Com base no disposto no art. , III, da Constituição, lei estadual disciplinadora do plano de alocação do produto gerado com a arrecadação do ICMS, nos termos do art. 157, IV, par. ún., II, da Constituição, pode tomar dados pertinentes à situação social e econômica regional como critério de cálculo.
2. Contudo, não pode a legislação estadual, sob o pretexto de resolver as desigualdades sociais e regionais, alijar por completo um Município da participação em tais recursos. Não obstante a existência, no próprio texto legal, de critérios objetivos para o cálculo da cota para repasse do produto arrecadado com a cobrança do imposto, a Lei 2.664/1996 atribui ao Município do Rio de Janeiro valores nulos.
3. São inconstitucionais as disposições que excluem por completo e abruptamente o Município do Rio de Janeiro da partilha do produto arrecadado com o ICMS, constantes nos Anexos I e III da Lei do Estado do Rio de Janeiro 2.664/1996, por violação do art. 158, IV, par. ún., I e II, ponderados em relação ao art. , todos da Constituição. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. ALCANCE DA DECISÃO.
4. Recurso extraordinário conhecido e provido, para que o Estado do Rio de Janeiro recalcule os coeficientes de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS (parcela de ¼ de 25%, art. 158, IV, par. ún., II, da Constituição), atribuindo ao Município do Rio de Janeiro a cota que lhe é devida nos termos dos critérios já definidos pela Lei 2.664/1996 e desde o início da vigência de referida lei.
5. Uma vez que o recálculo do quadro de partilha poderá i mplicar diminuição da cota de participação dos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro, com eventual compensação dos valores recebidos com os valores relativos aos exercícios futuros, a execução do julgado não poderá comprometer o sustentáculo financeiro razoável e proporcional dos municípios.
6. Logo, a lei que irá normatizar o recálculo e a transferência ao recorrente dos créditos pertinentes aos períodos passados deverá prever, ainda, compensação e parcelamento em condições tais que não impliquem aniquilamento das parcelas futuras devidas aos demais municípios.

Decisão

O Tribunal, por unanimidade, conheceu e deu provimento ao recurso,declarando a inconstitucionalidade da norma impugnada, nos termos do voto do Relator. Votou o Presidente. Ausentes, justificadamente, a Senhora Ministra Ellen Gracie (Presidente) e o Senhor Ministro Eros Grau. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Gilmar Mendes (Vice-Presidente). Falaram, pelo recorrente, o Dr. Rodrigo Ramos Lourega de Menezes e, pelo recorrido, o Dr. Emerson Barbosa Maciel.Plenário, 16.05.2007.

Resumo Estruturado

- VIDE EMENTA E INDEXAÇÃO PARCIAL: IMPOSSIBILIDADE, MODULAÇÃO, EFEITO, DECORRÊNCIA, DIREITO SUBJETIVO, MUNICÍPIO, CRITÉRIO, CÁLCULO, REPARTIÇÃO, RECEITA TRIBUTÁRIA, ICMS.

Referências Legislativas

Observações

-Legislação estrangeira citada: Constituição austríaca de 1920. Número de páginas: 44 Análise: 05/10/2007, ACL.
Disponível em: https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14728676/recurso-extraordinario-re-401953-rj

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 8 anos

Súmula vinculante e repercussão geral são destaques em dez anos da Reforma do Judiciário

Wendenberg Santana, Advogado
Artigoshá 5 anos

Repartição Constitucional de Receitas Tributárias

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 13 anos

Supremo Tribunal Federal STF - PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE: PSV 41 DF

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

A intervenção federal

Notíciashá 15 anos

STF declara inconstitucional lei que exclui município do rateio de ICMS