Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rejeitada denúncia contra deputado Aelton Freitas (PR/MG) por incitação a crime eleitoral

    há 8 anos

    Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal deixou de receber denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado federal Aelton Freitas (PR/MG), por supostamente incitar correligionários aos crimes previstos nos artigos 299 (compra de votos) e 323 (divulgação de fatos inverídicos em propaganda eleitoral) do Código Eleitoral. O relator do Inquérito (INQ) 3811, ministro Marco Aurélio, observou que a prescrição e a atipicidade da conduta impedem o recebimento da denúncia.

    Segundo a denúncia, matérias jornalísticas veicularam, em setembro de 2012, na campanha de um correligionário para o cargo de prefeito de Capetinga (MG), vídeos que mostram o deputado orientando cabos eleitorais a distribuir cartões do candidato como uma espécie de vale de R$ 100 caso fosse eleito. No mesmo vídeo, Freitas orienta participantes da campanha a colocar pessoas “em boteco ou ponto de rua soltando boato e fofoca” sobre o adversário, para que este “tenha de desmentir e perder tempo naquilo”. Para o MPF, as duas condutas se enquadrariam como incitação ao crime, descrito no artigo 286 do Código Penal (CP).

    No voto apresentado na sessão desta terça-feira (24), o ministro Marco Aurélio assinalou que a pena máxima prevista para o crime é de seis meses, e já transcorreram mais de três anos do momento dos fatos narrados na denúncia. Assim, o ministro entendeu ser atípica a conduta, por não se enquadrar no núcleo do tipo penal, incitação ao crime em ambiente público.

    A decisão foi unânime.

    CF/FB



    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações496
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeitada-denuncia-contra-deputado-aelton-freitas-pr-mg-por-incitacao-a-crime-eleitoral/259893955

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)