Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rejeitado MS da Força Sindical contra omissão do governo em antecipar 13º a aposentados

    há 9 anos

    A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao Mandado de Segurança (MS) 33739, impetrado pela Força Sindical a fim de que a presidente da República, Dilma Rousseff, e os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Previdência, Eduardo Gabas, tomassem as medidas necessárias para o pagamento do abono anual de 2015 em duas parcelas, a primeira delas até o fim do mês de agosto. A relatora entendeu que o mandado de segurança não é o instrumento adequado para a discussão da matéria em questão, ficando prejudicado o pedido liminar.

    A entidade alegava omissão ilegal das autoridades, diante de informações de que o decreto determinando o parcelamento não será editado este ano. Tendo em vista que, desde 2006, o pagamento é efetuado em duas parcelas, a Força Sindical argumentava que haveria uma expectativa legítima quanto ao adiantamento.

    Ao analisar o processo, a ministra Cármen Lúcia salientou que a existência do direito, sem as características de liquidez e certeza, deve ser objeto de ação por outros ritos, mas não pelo mandado de segurança. “Sem prova da existência de direito, menos ainda que se qualificasse de líquido e certo e de ato ilegal ou abusivo da autoridade apontada como coatora, não há nos autos os elementos de cabimento desta ação constitucional, como dispõe o artigo , inciso LXIX, da Constituição da República”, afirmou.

    A relatora ressaltou ainda a ilegitimidade ativa da Força Sindical para impetrar o MS, observando que o presente mandado de segurança repete os argumentos apresentados no MS 33738, impetrado pelo partido Solidariedade, ao qual também negou seguimento.

    Ajuizada com a mesma finalidade, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 363 foi arquivada pelo ministro Celso de Mello. O relator considerou que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), autor da ação, não tem legitimidade ativa para ajuizar ADPF.

    EC/FB

    Leia mais:
    21/8/2015 - Força Sindical questiona omissão do governo em antecipar 13º a aposentados e pensionistas do INSS

    28/8/2015 - Arquivada ação sobre antecipação de 13º salário a aposentados e pensionistas



    << Voltar
    • Publicações30562
    • Seguidores629153
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeitado-ms-da-forca-sindical-contra-omissao-do-governo-em-antecipar-13o-a-aposentados/225476664

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)