Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNTE contesta mudança no sistema de remuneração de professores capixabas

    há 16 anos

    A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) quer evitar que os professores do Estado do Espírito Santo sejam obrigados por lei a optar sobre o regime de remuneração, sem garantia de vantagens pessoais e financeiras. Para tanto, a entidade ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4079 para suspender dispositivos da Lei Complementar estadual 428/2007.

    Argumenta na ação que a lei estadual institui a modalidade de subsídios para os integrantes da carreira do magistério e determina que a opção por essa nova forma de remuneração implica em abandono de todas as vantagens pessoais e financeiras previstas no sistema de vencimentos.

    Por considerar que tais mudanças no regime de remuneração da categoria ferem os princípios da isonomia, do direito adquirido e da irredutibilidade de vencimentos previstos nos artigos , 37 e 39 da Constituição, a CNTE requer a concessão de liminar para suspensão dos dispositivos legais questionados.

    A entidade quer suspender dos artigos 1º ao 7º da Lei Complementar capixaba 428/2007, até o julgamento do mérito da ação. Para o julgamento final a CNTE pede que seja declarada a inconstitucionalidade de tais dispositivos ou, alternativamente, que seja dada interpretação conforme o texto constitucional dos artigos , , , parágrafos 1º, e , além dos artigos , e da referida lei.

    Assim, espera a CNTE garantir aos professores capixabas o recebimento dos progressivos reajustes previstos na lei estadual para os anos de 2008, 2009 e 2010, bem como a possibilidade de optar pelo novo sistema remuneratório sem prejuízo das vantagens já adquiridas ao longo da carreira.

    O relator da ação é o ministro Joaquim Barbosa.

    AR/LF//EH

    Processos relacionados
    ADI 4079


    • Publicações30562
    • Seguidores629150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnte-contesta-mudanca-no-sistema-de-remuneracao-de-professores-capixabas/169885281

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)